Tirar boas fotografias nem sempre é tarefa fácil e obter bons resultados ao nível da focagem pode ser uma dor de cabeça para quem tem menos experiência ou se encontra simplesmente colocado perante uma situação com iluminação deficiente.

Muitas das marcas de câmaras no mercado procuram minorar as dificuldades dos utilizadores, introduzindo diversos tipos de inovações, mas todas procuram resolver o problema no momento do disparo. A Lytro não.

Ao invés de captar apenas um plano de luz, esta câmara captura o campo de luz na sua totalidade, ou seja toda a luz em movimento, em todas as direções e em todos os pontos daquele espaço. Isto permite que a imagem seja focada e trabalhada posteriormente, com ajuda de um software - que atualmente só está disponível para Mac.

[caption]interior da câmara Lytro[/caption]

O conceito foi desenvolvido por um jovem na sua tese de doutoramento, como o TeK explicou em junho, quando falámos pela primeira vez desta máquina que propõe que as imagens sejam focadas depois de captada a imagem.

Na altura, ainda não havia previsões de datas para que o produto do trabalho de Ren Ng, CEO da empresa, chegasse aos consumidores, nem sequer imagens da prometida câmara. Mas isso mudou.

[caption]Lytro[/caption]

As máquinas fotográficas Lytro encontram-se agora disponíveis para pré-venda no site da empresa, sendo apontado o início de 2012 como data para início da distribuição dos equipamentos - apenas nos EUA.

[caption]Lytro[/caption]

[caption]Lytro[/caption]

Embora não sejam ainda mencionados quais os mercados a que se pretende estender a oferta, vale a pena ver o resultado do projeto, que se materializou em três câmaras, todas com o mesmo design minimalista - e apenas um botão para disparar - mas com diferentes cores e capacidades de armazenamento.

O modelo vermelho vem com uma memória de 16 GB e custa 499 dólares. A versão de 8 GB está disponível em cinzento e azul.

[caption]Lytro[/caption]

[caption]Lytro[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.