Em termos gerais, uma câmara de vídeo 360 é um equipamento que inclui várias lentes internas capazes de filmar a 360 graus, captando todos os ângulos incluídos neste raio de ação em simultâneo (e em regime fixo, normalmente).

O grande atrativo é que, aquando a visualizar o vídeo ou a fotografia captada com uma câmara 360, o utilizador pode usar o ecrã tátil do smartphone ou os controlos do teclado do portátil, por exemplo, para “navegar” pela imagem, explorando os vários ângulos e o “panorama” a 360 graus.

Melhor ainda: além de ser possível captar som também num formato 360, digamos assim, também é certo que a maioria das câmaras do género incluem muitas das especificações e funcionalidades que encontramos nas câmaras de vídeo convencionais e em actioncams.

Estamos a falar de sistema de estabilização, capacidade de memória interna expansível através de slots para cartões micro SD, modos automáticos, criativos e manuais, possibilidade de irem à água e resistirem a impactos, ligações Bluetooth e Wi-Fi, processos de partilha direta das imagens nas redes sociais, isto sem esquecer ainda a compatibilidade com os conceitos de vídeo 360 que vemos já no Facebook ou no YouTube, com relativo sucesso e procura.

A “obrigatória” resolução 4K

Se o Full HD está a dar lugar a toda a velocidade ao Ultra HD no que a ecrãs domésticos diz respeito – televisores, monitores, portáteis… –, não há razão paras as câmaras 360 não adotarem também as resoluções 4K no momento de captarem vídeo, certo?

Aliás, todos os modelos que apresentamos em conjunto com possibilidades de utilização na galeria abaixo permitem gravar nesta resolução, com exceção do modelo da LG, que se fica pelo 2K, o que ainda assim é bastante bom em termos de qualidade de imagem, diga-se.

A Samsung Gear 360 2017, também na galeria, é um bom exemplo de câmara 360 que grava a 4K, modelo este que já tivemos oportunidade de experimentar.

Mas há forma de ir ainda mais longe, tal como a GoPro mostra com a muito recente Fusion. Esta é uma câmara que consegue alcançar a resolução de 5,2K na captação de vídeo, o que acaba por ser uma verdadeira façanha, ainda para mais constatando que se trata de vídeos 360 e não vídeo convencional.

Além da gravação em 5,2K e a 30 fps (em ângulo fixo), a GoPro Fusion inclui a funcionalidade OverCapture, um modo que permite ao utilizador gravar em todas as direções, a 360 graus, e depois, na fase de pós-produção, selecionar o ângulo fixo que quiser para criar um novo vídeo.

Por isso, se procura um gadget capaz de surpreender os seus amigos reais e virtuais com imagens originais e “fora da caixa”, além de incrivelmente interativas, chego ao sítio certo. Estão aqui seis modelos de câmaras 360 a ter em conta na hora da escolha, sendo que muitas outras estão igualmente disponíveis.