6'46"874 é o número registado, batendo um recorde na pista que já tinha sete anos. Os dados estão certificados oficialmente e foram partilhados por Lei Jun, o fundador da Xiaomi que nos últimos anos tem centrado a sua atenção no desenvolvimento da área automóvel dentro da empresa que já está a comercializar o Xiaomi SU7 na China. 

A pista é conhecida como uma das mais difíceis e complexas, por isso tornou-se um benchmark para quem quer testar carros. E desde 2014 apenas sete carros elétricos entraram na lista dos recordes, sendo que a marca do automóvel de quatro portas mais veloz não era batida há sete anos, diz a Xiaomi.

A assinalar a marca obtida pelo protótipo, Lei Jun adianta que "a estreia marca não só um feito notável, mas também o início de um novo capítulo emocionante". 

O vídeo mostra a experiência de dentro do cockpit na pista

O recorde foi obtido ontem e está agora a ser comunicado pela Xiaomi, que se prepara para lançar oficialmente o automóvel que é visto como "o carro de sonho", pelo menos para o presidente da empresa. Está equipado com o motor V8s desenvolvido pela Xiaomi.

A Xiaomi EV tinha anunciado este ano o objetivo de competir na pista de Nürburgring, com os planos divididos em duas fases: primeiro usar um protótipo para bater o recorde do circuito e em 2025 ter um modelo de produção que consiga fazer o mesmo.

Veja as imagens do Xiaomi SU7 Ultra

O protótipo do modelo SU7 Ultra já tinha registado uma capacidade de aceleração dos 0-100 km/h em 1,97 segundos. O veículo desafia qualquer outro modelo tradicional a combustível referindo que consegue uma aceleração dos 0-200 km/h em apenas 5,96 segundos e ainda dos 0-300 km/h em 15,07 segundos, para uma velocidade máxima acima dos 350 km/h.

A Xiaomi EV é a área da empresa dedicada aos elétricos e tem apenas três anos de vida. Mesmo assim, Lei Jun não esconde os objetivos de chegar ao mercado europeu até 2030 e atingir o top mundial automóvel.

A Xiaomi construiu uma fábrica de veículos elétricos em Pequim com automação de última geração e inteligência artificial, com uma área de 718 mil metros quadrados. Todas as etapas do processo de fabrico vão permitir a produção de um veículo a cada 76 segundos. Para isso tem à disposição mais de 700 robots avançados, prometendo uma automatização total, executando tarefas como montagem, soldagem e pintura, “executadas com uma precisão quase perfeita”.

Ainda não se sabe quando o Xiaomi SU7 Ultra será disponibilizado comercialmente, nem o preço de venda.