Com mais de 4 mil expositores, a que se juntam mais de 1.200 startups no Eureka Park, a CES 2024 abre hoje oficialmente as portas para mais uma edição, este ano ainda maior do que em 2023. Depois de dois dias reservados aos media, a exposição e as conferências vão durar quatro dias, entre 9 e 12 de janeiro.

Há dois novos espaços de exposição numa feira que tradicionalmente já é dispersa entre várias localizações em Las Vegas, nos Estados Unidos, e são esperados mais de 130 mil visitantes no ano em que a CTA (Consumer Technology Association), a associação de tecnologia que organiza o evento, assinala os 100 anos de existência.

O SAPO TEK já está a acompanhar as novidades e anúncios que mais se destacam na principal feira de tecnologia logo no arranque do ano e a maratona começou ainda antes do Natal, com conferências e pré-anúncios das marcas, protegidos por embargos definidos para os primeiros dias de 2024.

Sem surpresas, o domínio da Inteligência Artificial é massivo, nos anúncios de novos equipamentos e soluções, com os portáteis e smartphones a integrarem chips e botões dedicados à IA, que está presente também nos interfaces e nas propostas de aplicações e software.

Mas a CES é também um dos espaços onde a inovação se mostra em ecrãs, e esta ano a tendência é a transparência, depois de anos em que maior e mais brilhante, curvo e até enrolável ganharam destaque. A Samsung e a LG já mostraram as suas propostas e há "imagens flutuantes" a atrair os visitantes.

Veja o vídeo

Nos portáteis a Acer, a MSI e a HP já revelaram o seu novo alinhamento para 2024, e a Asus deverá fazê-lo mais logo, depois de ter mostrado já as propostas de gaming, que incluem as linhas ROG Zephyrus, um novo ROG Strix SCAR 18 e o primeiro ROG NUC, mas também o smartphone ROG Phone 8.

Veja as imagens dos novos smartphones da Asus

As novidades podem trazer também algumas ideias mais "retro", como a proposta da Clicks, que recupera um teclado ao género do BlackBerry para iPhone.

Veja as imagens

Como é habitual, também não faltam carros e soluções de mobilidade. Há mais de 250 expositores com soluções para o mundo automóvel, desde condução autónoma a veículos elétricos, passando pela mobilidade pessoa, e a BMW, Bosch, Hyundai, Kia, Mercedes e Volkswagen reservaram espaço na exposição.

Veja um resumo da "feira antes da feira", a CES Unveiled

Deste lado vamos estar atentos a tudo o que se passa na CES 2024 e aos principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também aos gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024

Nota da Redação: Foi adicionado um vídeo. Última atualização 13h14