Será possível unir duas cidades europeias que se encontram a mais de 600 quilómetros de distância? É certo que, com a pandemia de COVID-19 a limitar as viagens, a tecnologia ajudou a criar “pontes” entre quem está mais longe e, com o projeto PORTAL, foi possível ligar Vilnius, na Lituânia, a Lublin, na Polónia, através de dois portais que parecem ter saído diretamente de um filme de ficção científica.

Desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos, o projeto PORTAL é fruto da mente da Benediktas Gylys Foundation, tendo sido criado em parceria com a Vilnius Gediminas Technical University e o centro de inovação LinkMenų fabrikas.

Clique nas imagens para ficar a conhecer mais sobre o projeto PORTAL

Um dos portais encontra-se na principal estação de comboios de Vilnius e o outro perto da praça principal de Lublin. Os portais circulares, que estão ligados à Internet, dispõem de câmaras e ecrãs, permitindo captar e transmitir tudo o que se passa de cada lado em tempo real.

Em comunicado, Benediktas Gylys, presidente da Benediktas Gylys Foundation, explica que o projeto quer encorajar as pessoas a repensar o conceito de união, lembrando a necessidade de “transcender o sentimento de separação” que foi intensificado pela crise de saúde pública.

“A Humanidade enfrenta múltiplos problemas (…) e se olharmos de forma mais aprofundada veremos que a sua fragmentação não é por falta de cientistas brilhantes, ativistas, líderes, conhecimento ou tecnologia”, afirma o responsável, que aponta para a falta de empatia e para uma “perspetiva isolada do mundo” como culpados.

“Foi por isso que decidimos tornar esta ideia maluca do PORTAL numa realidade: é uma ponte para a união, um convite para superarmos preconceitos e desentendimentos que pertencem ao passado”, enfatiza Benediktas Gylys.

Os criadores do PORTAL querem levá-lo ainda mais longe e, num futuro próximo, esperam criar portais para unir Vilnius a ainda mais cidades. De acordo com o website do projeto as próximas cidades a receber portais serão Reykjavik, a capital da Islândia, e Londres, capital da Inglaterra.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.