Está aprovado o standard (ou Recomendação) para a Televisão Ultra HD, ou UHDTV (Ultra High Definition TV), anunciou a União Internacional das Telecomunicações, que levou a cabo o desenvolvimento da norma em colaboração com peritos da indústria televisiva, organizações de radiodifusão e entidades reguladoras do sector.

"A Recomendação representa um importante avanço na transmissão televisiva, criando um ambiente integralmente novo em matéria de transmissão televisiva, com o advento da Televisão de Ultra Alta Definição", escreve a ITU num comunicado publicado no site oficial.

O novo standard promete imagens com uma definição 16 vezes superior às atualmente possíveis com a televisão HD. Será implementado em duas fases, explica a União Internacional das Telecomunicações.

Atualmente, as imagens HD têm entre 1 a 2 megapixéis de resolução, detalha a organização, numa primeira fase da implementação da UHDTV estes níveis passarão para o equivalente a 8 megapixéis (sistema de imagem 3.840 x 2.160, ou de "4K") e posteriormente para os 32 megapixéis (sistema de imagem 7.680 x 4.320, ou de "8K").

"Estamos, claramente, perante uma grande conquista (…), da qual nos podemos orgulhar. Esta Recomendação significa que as organizações em todo o mundo podem agora começar a trabalhar, em segurança, para tornar a UHDTV uma realidade", afirmou Christoph Dosch, presidente do Grupo de Estudo 6 ITU-R, responsável pelo projeto.

As potencialidades dos novos sistemas propostos são explicadas pela ITU num vídeo de apresentação, que disponibilizamos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes