Está aprovado o standard (ou Recomendação) para a Televisão Ultra HD, ou UHDTV (Ultra High Definition TV), anunciou a União Internacional das Telecomunicações, que levou a cabo o desenvolvimento da norma em colaboração com peritos da indústria televisiva, organizações de radiodifusão e entidades reguladoras do sector.
"A Recomendação representa um importante avanço na transmissão televisiva, criando um ambiente integralmente novo em matéria de transmissão televisiva, com o advento da Televisão de Ultra Alta Definição", escreve a ITU num comunicado publicado no site oficial.
O novo standard promete imagens com uma definição 16 vezes superior às atualmente possíveis com a televisão HD. Será implementado em duas fases, explica a União Internacional das Telecomunicações.
Atualmente, as imagens HD têm entre 1 a 2 megapixéis de resolução, detalha a organização, numa primeira fase da implementação da UHDTV estes níveis passarão para o equivalente a 8 megapixéis (sistema de imagem 3.840 x 2.160, ou de "4K") e posteriormente para os 32 megapixéis (sistema de imagem 7.680 x 4.320, ou de "8K").
"Estamos, claramente, perante uma grande conquista (…), da qual nos podemos orgulhar. Esta Recomendação significa que as organizações em todo o mundo podem agora começar a trabalhar, em segurança, para tornar a UHDTV uma realidade", afirmou Christoph Dosch, presidente do Grupo de Estudo 6 ITU-R, responsável pelo projeto.
As potencialidades dos novos sistemas propostos são explicadas pela ITU num vídeo de apresentação, que disponibilizamos abaixo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Está na hora de repensar como capta o mundo. A Zerocam dá uma ajuda -
Site do dia
Como podem as políticas europeias proteger a privacidade dos cidadãos? -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários