No final de 2019 foi anunciada a Analogue Pocket, uma consola 2-1 que pretende dar nova vida aos cartuchos velhinhos dos jogos de Game Boy, incluindo as versões Color e Advance. E ainda, graças a um adaptador, os amantes de jogos retro poderão também usar um adaptador para correr os jogos da Game Gear da Sega, do Neo Geo Pocket Color, Atary Lynx, e outras portáteis.

A diferença, em relação a outras propostas, é que não se trata de uma consola com emuladores dos jogos dessas plataformas. A consola está otimizada ao nível do hardware para correr os títulos originais diretamente dos cartuchos, por isso, joga quem tiver os respetivos títulos. E a vantagem é a otimização desses mesmos jogos para a atualidade, graças ao seu ecrã LCD, com uma resolução 10 vezes superior as consolas originais, ou seja, 1600x1440.

Infelizmente, se inicialmente a Analogue Pocket era para ser lançada em 2020, toda a situação pandémica da COVID-19 obrigou ao seu adiamento para maio do próximo ano. No entanto, a portátil que custará 199,99 dólares, vai ser colocada em pré-reserva a partir do dia 3 de agosto, na sua loja oficial.

Olhando para a tecnologia das consolas atuais, como a Switch da Nintendo, a Analogue Pocket permite suspender os jogos, sem a necessidade de os desligar, bastando carregar no botão de energia, repetindo o mesmo para voltar a jogar, retomando a ação no mesmo local onde largou. Tal como os Game Boy originais, será possível ligar diversas consolas através de um cabo para partidas multijogador, cada jogador no seu próprio sistema.

De destacar ainda que o equipamento contém a workstation de áudio digital Nanoloop, concebida para criar música e até espetáculos ao vivo, através da modelação de sons. Os entusiastas de “chiptunes” vão poder produzir música utilizando o chip de som original do Game Boy.

A fabricante Analogue revelou ainda algumas outras novidades sobre a consola. O uso de Gorilla Glass na sua carcaça torna-a mais resistente, semelhante aos smartphones. Os utilizadores vão também ter a oportunidade de mexer na taxa de atualização do ecrã e outras definições para obter diferentes formas de imagem: seja para representar uma experiência mais nostálgica da altura, ou simplesmente uma visão mais atual do seu grafismo.

A Analogue Pocket vai ser equipada com uma bateria de 4.300 mAh, prometendo entre 6 a 10 horas de jogo, mas no modo sleep consegue chegar às 10 horas. E há ainda uma dockstation, vendida em separado por 100 dólares, para ligar a portátil a uma televisão. O sistema permite ligar até quatro comandos por Bluetooth ou por cabo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.