O Web Summit 2020 volta a abrir as suas portas virtuais depois de um primeiro dia cheio de painéis, debates, Q&As, masterclasses e roundtables. Ainda não sabe o que vai ver hoje? Reunimos alguns dos destaques do segundo dia daquela que é conhecida como uma das maiores conferências de tecnologia e empreendedorismo do mundo, cujo palco central poderá assistir via streaming através do SAPO.

Ainda antes das sessões nos diferentes channels começarem, Siyabulela Mandela, neto de Nelson Mandela, jornalista e ativista dos direitos humanos dá inicio ao segundo dia da conferência numa sessão de Q&A, logo às 11h. Já pelas 12h30, Paddy Cosgrave abre a primeira de muitas conferências de imprensa marcadas para hoje.

No Channel 1, o palco central do Web Summit, as sessões começam às 12h com Urs Hölzle, vice-presidente senior de infraestrutura técnica da Google, onde estarão em destaque as medidas de sustentabilidade ambiental que a gigante de Mountain View está a pôr em prática.

Fernando Medina, regressa ao Channel 1 depois de ter marcado presença na abertura oficial da conferência, desta vez acompanhado por John Tory, mayor de Toronto, e Sadiq Khan, mayor de Londres, para um debate sobre os desafios que as grandes cidades enfrentarão até 2021.

Clique na galeria para ficar a conhecer algumas das sessões que marcam o segundo dia do Web Summit 2020

Para muitos, o Zoom tornou-se numa das ferramentas essenciais para manter a comunicação durante a pandemia. Na sessão “Zooming ahead: The shaping of a new world”, Eric Yuan, CEO e fundador da Zoom, vai dar a conhecer mais sobre a história por trás da criação da empresa, o impacto que teve na pandemia e o futuro das comunicações, com base na necessidade do uso do vídeo e outras ferramentas de colaboração.

O papel do Facebook durante os momentos eleitorais, em particular, durante as últimas eleições presidenciais norte-americanas, será um dos pontos de partida da sessão liderada por Nick Clegg, vice-presidente de assuntos internacionais e de comunicação da rede social.

O TikTok captou a atenção do mundo neste ano, quer pela popularidade dos seus vídeos curtos assim como por toda a “novela” em que está embrenhado nos Estados Unidos, cuja resolução ainda não aparenta ter um fim à vista. Para falar sobre o futuro da app, numa perspetiva mais centrada no conteúdo, marketing e marcas, Blake Chandlee, vice-presidente do TikTok, junta-se a Gary Vaynerchuk, fundador e CEO da VeynerMedia.

No Channel 2, temas como media, plataformas de streaming e a experiência digital das marcas estarão sobre a mesa de debate. Os entusiastas do gaming poderão também seguir sessões sobre a relação dos videojogos com a cultura pop ou ainda sobre as tendências mobile numa sessão com Laura Miele, Chief Studios Officer da Electronic Arts.

A luta contra as fake news, assim como as mudanças provocadas pela pandemia de COVID-19 nos meios de comunicação social marcam as sessões no Channel 3. Além de debates acerca das alterações climáticas e meio-ambiente, Brad Smith, Presidente da Microsoft, vai liderar uma conversa sobre a forma como os sectores públicos e privados podem trabalhar em conjunto e para garantir que a tecnologia digital beneficia todas as comunidades ao mesmo tempo que protege os nossos direitos.

Xiang Wang, presidente da Xiaomi, dá início ao segundo dia do Web Summit no Channel 4, onde dará a sua perspetiva no que toca ao ecossistema IoT. Já Pekka Lundmark, Presidente e CEO da Nokia, explicará que mudanças é que a quarta revolução industrial trará a nível das telecomunicações.

A pandemia de COVID-19 apanhou o mundo de surpresa e, no Channel 5, Marta Temido, ministra da saúde, vai dar conhecer mais sobre a batalha de Portugal contra a doença. Os “unicórnos”, o panorama das startups e o caminho a trilhar em direção a uma Europa guiada pela Inteligência Artificial estão também em destaque. Depois da apresentação dos finalistas do AI Moonshot Challenge, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai anunciar os vencedores do desafio.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.