No final de abril, a Apple revelou ao mundo as AirTags, que prometem ser as rivais das recém-apresentadas SmartTags Plus da Samsung e das conhecidas etiquetas inteligentes da Tile. Como já é costume, os especialistas da iFixit decidiram pô-las à prova e, na primeira parte da sua análise detalhada, optaram por fazer uma experiência arriscada.

Mas, ainda antes de sacarem do berbequim, os técnicos da empresa norte-americana começaram por comparar a nova aposta da Apple com as etiquetas inteligentes da Samsung e da Tile, pedindo uma ajuda à Creative Electron para desvendar o que se passa no interior através de raios-X.

Dos três dispositivos em análise, as AirTags apresentam-se como o mais pequeno, com a sua bateria, muito semelhante à que é usada nas SmartTags Plus da Samsung, a ocupar a maioria do espaço no seu interior. Embora todas as etiquetas não requeiram ferramentas especiais para poderem ser abertas, os técnicos explicam que o processo de abertura do dispositivo da Apple foi o mais complicado dos três.

iFixit | AirTags | Apple iFixit | AirTags | Apple
créditos: iFixit | Creative Electron

Os especialistas destacam o facto da empresa da maçã ter optado por baterias substituíveis, se bem que o processo de remove-las requer um pouco mais de paciência do que no caso das etiquetas da Samsung ou da Tile, necessitando de algumas ferramentas e de uma abordagem cuidadosa para não quebrar os restantes componentes interiores.

Ao contrário das restantes etiquetas, as AirTags não dispõem de um orifício numa das extremidades que permite aos utilizadores colocar o dispositivo, por exemplo, num porta-chaves. É verdade que a Apple tem acessórios preparados para esse fim, mas e se fosse possível fazer um furo nas etiquetas?

iFixit | AirTags | Apple
créditos: iFixit

Depois de removerem a bateria, os técnicos usaram um berbequim com uma broca fina para testarem a sua teoria, fazendo um pequeno furo numa das extremidades da etiqueta. Para sua surpresa, a AirTag usada na experiência sobreviveu sem qualquer tipo de problemas.

No entanto, toda esta aventura pode não ser a mais indicada para alguns entusiastas do DIY mais amadores e os técnicos da iFixit recomendam muita atenção a quem tente replicar a experiência em casa, pois qualquer passo em falso pode comprometer seriamente o seu funcionamento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.