
Prepare-se para um espetáculo celestial na passagem de 13 para 14 de março. Um eclipse lunar total promete pintar a Lua de vermelho e, infelizmente, os céus de Portugal não vão oferecer o melhor lugar na plateia.
Por cá, só vai ser possível espreitar a fase inicial deste evento astronómico. Isso se as condições meteorológicas ajudarem - o que, segundo as previsões do IPMA, pode ser pouco provável.
Quando a Terra, o Sol e a Lua se alinham de forma perfeita, a Lua entra na sombra da Terra, numa área chamada umbra. Durante um eclipse total, a Lua adquire um tom avermelhado ou alaranjado, fenómeno conhecido como “Lua de Sangue”. Este efeito ocorre porque a luz solar que atravessa a atmosfera terrestre é filtrada, deixando apenas as tonalidades quentes a atingirem a superfície lunar. É como se todas as auroras e poentes do mundo fossem projetados na Lua.
Clique nas imagens para mais detalhe
Para quem está em Portugal, a melhor oportunidade será às 05h09 (hora de Lisboa), quando a fase parcial começa. É nesse momento que a sombra da Terra começa a “morder” a Lua. A fase total, que transforma a Lua numa esfera avermelhada está prevista para as 06h58. A partir daí a Lua começa a esconder-se no horizonte português.
Veja o vídeo de explicação da NASA
Nos melhores lugares para assistir ao eclipse completo estarão os observadores na América do Norte e do Sul. Na Ásia e Austrália, o final do eclipse ainda será visível.
Embora este evento não exija equipamento especial, uns binóculos ou um telescópio podem ajudar a captar detalhes incríveis da superfície lunar. Caso as nuvens atrapalhem a visibilidade em Portugal, não desanime: haverá mais oportunidades no futuro para ver a Lua transformar-se em “Lua de Sangue”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Telescópio Hubble mostra nova perspetiva da “grande aranha” do Espaço -
App do dia
Carrot Care quer ajudar a organizar resultados de análises e contribuir para melhorar a saúde -
Site do dia
Quanto sabe sobre as cidades do mundo? Teste o conhecimento num quiz fotográfico -
How to TEK
Cansado do look “default” do iPhone? Saiba como mudar rapidamente o aspecto
Comentários