Nando Costa, o designer da Microsoft encarregue da remodelação tridimensional dos emojis para o Windows 11, publicou uma entrada no seu blog a explicar o processo de adaptação, mas também para mostrar o resultado de alguns dos ícones expressivos. A sua equipa trabalha há mais de um ano nos novos designs, procurando uma nova direção para o sistema de emojis para a Microsoft, prometendo o seu lançamento para breve nos seus principais produtos.

Fluent Emoji Fluent Emoji

Tudo indicava que no lançamento do Windows 11 os emojis 3D fariam parte do ecossistema do sistema operativo, mas a Microsoft acabou por lançar os convencionais modelos 2D. O designer vem agora mostrar o progresso da equipa no design dos Fluent Emoji. É explicado que a Microsoft escolheu refletir as rugas e o estilo de cabelo nos novos emojis 3D, que podem ser usados no Teams, por exemplo. Alguns novos designs foram inspirados na nova realidade de trabalho híbrido.

Veja na galeria alguns dos emojis 3D que vão chegar ao Windows 11:

Para dar vida à sua visão, a Microsoft fez uma colaboração com a Studio Tendril, começando o trabalho a partir do feedback recolhido dos próprios clientes da tecnológica sobre os emojis existentes. Foram usadas ferramentas como o Adobe Illustrator, Maxon Cinema 4D, Figma, Font Lab e outras para criar as expressões em 3D.

O designer diz que as linhas simples e palete de cores reduzidas dos designs atuais tornam-nos mais limpos e acessíveis, mas impedem-nos de serem mais expressivos. Foram usados inicialmente texturas semelhantes a bonecos de plasticina ou madeira, que serviram de inspiração para os designs atuais.

No processo de redefinição desta linguagem visual, foi criado um sistema de partes conectadas que podem ser reutilizadas no futuro para novos designs. Esta abordagem foi inspirada pelos seus ícones da app Fluent, que acabou por se tornar o nome do projeto dos emojis, diz o designer no blog.

Fluent Emoji Fluent Emoji

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.