Seja nas passagens de ano ou em festas populares e outras datas de assinalar, o fogo-de-artifício é uma arte muito antiga e popular em Portugal. No entanto, existem cada vez mais críticas sobre a sua utilização, sobretudo durante a época dos fogos no verão, sendo em muitas regiões, um dos motivos de incêndio. A Ivo Shows é uma empresa especialista em pirotecnia e uma das mais antigas e com prestigio no sector, na organização e produção de eventos, que pretende aliar a sua herança do trabalho dos seus antepassados, com a inovação artística que se vive atualmente.
Por isso, entre as suas ofertas de espetáculos de fogo-de-artifício, pirotecnia com água ou laser, a empresa juntou agora ao seu portfólio de oferta espetáculos de luzes com drones. A empresa diz ser a primeira em Portugal a oferecer este tipo de espetáculos, tendo para isso fechado uma parceria com a francesa Dronisos.
O espetáculo inclui drones telecomandados, utilizando tecnologia de ponta para criar coreografias personalizáveis e previamente marcadas, de acordo com o desejo e visão de cada um dos seus clientes. “Os tempos mudaram por força dos desafios presentes e assim como a forma de interagir e reunir se alteraram, também a forma de entreter ganhou novos moldes”, diz a empresa no comunicado. A empresa refere que os espetáculos de luzes com drones são o resultado do encontro entre a arte e a inovação tecnológica.
Comparando o céu com uma tela, esta é a nova forma de contar histórias, sendo os drones a forma de desenhar através das suas luzes, os desejos dos seus clientes. “Queremos devolver a magia ao público, construindo autênticas pinturas com luz para refletir novas formas de contar histórias e unir as pessoas através destes maravilhosos espetáculos”, salienta Ivo Fernandes, o CEO da Ivo Shows.
A utilização destes drones coreografados pode ser feita em celebrações festivas, inaugurações, ativações diversas, publicidade, eventos de comemoração e exibições, destacando que são imersivos e com capacidade de emocionar os espetadores. A sua parceira francesa é a líder no sector e diz que já criou mais de 20 mil espetáculos de luzes com drones, um pouco por todo o mundo.
Os drones utilizados em coreografias, substituindo o tradicional fogo-de-artifício, tem sido uma das tendências nos últimos tempos, com espetáculos de Natal e fim de ano um pouco por todo o mundo. A cadeia de lojas americana, Walmart, por exemplo, fez uma digressão pelos Estados Unidos, numa parceria com a Intel, com o espetáculo Walmart Holiday Drone Light Show. Esta experiência “mágica” lançou nos céus 1.000 drones da Intel para criar imagens tridimensionais, desde veados a bonecos de neve e presentes de Natal, totalmente coreografados com músicas natalícias.
O governo da Coreia do Sul também decidiu utilizar um espetáculo de drones para agradecer à população o esforço feito durante o confinamento da pandemia, numa mensagem de conforto e esperança.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
FlowPrompter: um teleponto invisível para apresentações mais naturais -
App do dia
É bom a montar puzzles? Experimente Jigsawscapes -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários