CAVE (Computer Automated Virtual Environment) é o nome do projeto da Ford que permite à empresa criar projeções 3D em realidade virtual para trabalhar nos seus protótipos e poder testar veículos virtuais.



Quem utiliza a tecnologia tem acesso a imagens a três dimensões do interior dos veículos e de todos os detalhes previstos. O ambiente exterior também é animado, com peões e ciclistas que se movimentam em torno do automóvel, de forma a facilitar questões de visibilidade.



A tecnologia foi já usada no desenvolvimento do sistema de portas de acesso fácil do B-Max e nos testes de interior do Focus, para trabalhar questões relacionadas com a visibilidade. A empresa também usa a impressão 3D para produzir componentes para protótipos e está a pesquisar sobre a possibilidade de estender a impressão 3D à produção de grandes volumes de peças para automóveis.



Nos planos da Ford para o futuro está ainda a extensão do CAVE a outras áreas. Usar a tecnologia para fazer simulações avançadas de condução, ou trabalhar questões como o impacto das condições meteorológicas na iluminação e reflexos no interior são algumas áreas exemplificadas pela empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico