O projeto que fez nascer o VitalJacket começou em 2002 na Universidade de Aveiro, como um protótipo.

Objetivo: criar uma peça de roupa confortável capaz de medir sinais vitais do utente, por um período alargado de tempo.


Anos mais tarde chegou ao mercado a primeira versão comercial do produto, desenhado para permitir a monitorização de diversos sinais do paciente e a realização de eletrocardiogramas em contínuo, por um período máximo de cinco dias, de forma não invasiva.

A grande novidade do produto - desenhado pela Biodevices, entretanto criada para levar a tecnologia para o mercado - foi o facto de "colar" as tecnologias de monitorização numa tshirt de aparência completamente normal, que funcionava com um pequeno dispositivo de hardware, guardado num bolso da peça e ligada a um PDA, que ajudava a passar dados em direto ou a registá-los para mais tarde passar para o PC.

[caption]VitalJacket[/caption]


A combinação valeu à empresa a primeira certificação médica mundial para um dispositivo que integra soluções de engenharia biomédica em roupa inteligente. Nesta altura a Biodevices também já posicionava o VitalJacket para o mercado do desporto.


Outras vertentes da tecnologia continuam hoje a ser exploradas pela Biodevices, que se mantém focada no desenvolvimento, comercialização e exportação de soluções de engenharia biomédica para suporte ao diagnóstico médico.

A passagem do ambiente universitário para a indústria surgiu para responder ao interesse do mercado nos seus produtos e tecnologias, desenvolvidas em ambiente de I&D mas sempre acompanhadas de perto pela indústria.


A empresa é constituída por especialista da área de engenharia eletrotécnica, saúde e biotecnologia. A produção do VitalJacket chega ao mercado no âmbito de uma parceria com a Petratex, uma fabricante têxtil.


[caption]Nome da imagem[/caption]

Especial 16º aniversário SAPO:
No 16º aniversário do SAPO os parabéns são para quem faz o futuro acontecer. Nas próximas semanas vamos destacar algumas das empresas, pessoas e projetos das áreas de Tecnologias e Ciência que souberam com o seu talento, criatividade e empreendedorismo destacar o que de melhor se faz em Portugal. Acompanhe as histórias e envie também as suas sugestões para o email geral@tek.sapo.pt. [caption]Nome imagem[/caption]


Veja também o Mural que o SAPO está a construir com a colaboração da redação e de vários parceiros.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.