Foi a primeira superlua do ano e aconteceu esta última noite. Em Portugal o fenómeno teve o seu pico às 23h22 (hora de Lisboa), com a Lua a aparecer bem mais brilhante e intensa do que o habitual.

A superlua acontece quando o satélite natural se encontra em fase de Lua Cheia e simultaneamente atinge o ponto mais próximo da Terra na sua rotação. Desta vez, a Lua esteve a 357.658 quilómetros de distância do planeta azul.

Esta última noite a Lua terá, assim, parecido até 17% maior e até 30% mais brilhante do que o habitual, num espetáculo único sempre que as condições meteorológicas o permitem observar, o que foi o caso de Portugal e de um pouco por todo o mundo.

Veja a seleção do SAPOTEK na galeria de imagens

Por acontecer em junho, esta superlua foi apelidada de “superlua de morango”, não pela sua cor, mas pelo período do início do verão, época da colheita dos morangos. O nome foi atribuído pelos indígenas norte-americanos.

Se não teve tempo de olhar para o céu saiba que ainda durante o verão estão previstas mais duas superluas: uma a 13 de julho e outra no dia 12 de agosto.

Primeira super-Lua do ano pode ser observada esta noite
Primeira super-Lua do ano pode ser observada esta noite
Ver artigo

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.