Esta terça-feira, dia 14 de junho, é dia de mais um fenómeno de super-Lua, a primeira do ano, embora estejam previstas mais duas para este verão. Isso significa que a partir das 23h22 (hora de Lisboa) vai poder observar a Lua bem mais brilhante e intensa do que o habitual. Ainda durante o verão estão previstas mais duas super-Luas: uma a 13 de julho e outra no dia 12 de agosto.
A super-Lua acontece quando o satélite se encontra em fase de Lua Cheia e simultaneamente atinge o ponto mais próximo da Terra na sua rotação (distância inferior a 110º do perigeu). E no caso do evento de junho, a Lua vai estar a 357.658 quilómetros de distância da Terra, segundo a Space.com. Isso faz com que a Lua pareça maior (até 17%) e mais brilhante (até 30%) do que o habitual, num espetáculo único para quem a observa, quando o céu não está enublado.
Nos Estados Unidos, este fenómeno é conhecido como Strawberry supermoon (super-Lua de morango), não pela sua cor, mas pelo período do início do verão, época da colheita dos morangos. O nome foi atribuído pelos indígenas norte-americanos.
No caso de não poder assistir ao fenómeno ao vivo, pode sempre acompanhar online, transmitido em streaming no canal do YouTube do Virtual Telescope Project.
Recorde as imagens do eclipse lunar conhecido como Lua de Sangue ocorrido em maio:
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários