A Orion é a nave espacial que a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês) tem estado a desenvolver para um dia levar humanos a Marte - e quem sabe mais além. A agência tem estado a trabalhar no veículo ao longo dos últimos meses e agora revela novas imagens de como será a nave.

As imagens mostram uma Orion com um aspeto muito mais metalizado. E isso acontece pois os investigadore da NASA desenvolveram um novo escudo protetor que ajudará a nave a aguentar não só as diferenças de temperatura, assim como o calor extremo a que é sujeita quando reentra na atmosfera terrestre.

“Estamos a tentar acertar no ponto porque quando estiveres na direção do Sol, não queremos que fique demasiado quente, e quando não estás virado para o Sol, mas para a escuridão, não queremos perder todo o calor que a nave gera”, disse em comunicado o responsável pelo sistema térmico da Orion, John Kowal.

Tudo isto já a pensar no próximo grande teste a que o veículo espacial vai ser sujeito. A missão EM-1, como é apelidada, vai colocar a Orion em órbita terrestre durante três semanas, regressando depois à Terra - esse será também o primeiro grande teste dos novos escudos protetores, depois de a nave ter passado a sua grande prova de fogo em dezembro do ano passado.