Está concluído o primeiro de 11 passeios espaciais de preparação do novo módulo laboratorial Nauka. A operação, que demorou perto de oito horas, decorreu esta sexta-feira e esteve a cargo de Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov.

Durante o passeio os dois cosmonautas cumpriram, com sucesso, o principal objetivo de ligar os cabos de energia entre o recém-chegado Nauka e o módulo de serviço russo Zvezda. Os remates finais da ligação de cabos de comunicação entre as duas estruturas serão terminados numa segunda “caminhada”, agendada para 9 de setembro.

A chegada do módulo Nauka à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla inglesa) no final do passado mês de julho, para substituir a doca Pirs, ficou marcada por um incidente inesperado.

Cerca de três horas após ter acoplado na ISS, os propulsores do Nauka dispararam de forma inadvertida e inesperada, fazendo com que a estação espacial perdesse o controlo de altitude, movendo-se 45 graus, um fenómeno descrito como muito raro.

A situação acabou por ser controlada, com a NASA a indicar que não existiram danos a registar e que a tripulação da ISS nunca esteve em perigo, nos 47 minutos em que esteve fora de controlo.

Ânimos recuperados do susto, já houve, entretanto, tempo para uma visita guiada, liderada pelo astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA).

Descubra o interior do módulo Nauka

O desenvolvimento do Nauka tem uma longa história que remonta a 1995. A Roscosmos planeava enviar o laboratório multifuncional como uma espécie de back-up do Zarya, um dos primeiros módulos enviados para a ISS, no entanto, o processo foi marcado por inúmeros constrangimentos que resultaram no atraso do seu lançamento.

Entre as possibilidades oferecidas, o Nauka vai ser um espaço dedicado à realização de experiências científicas e, através do braço robótico ERA (European Robotic Arm) com 11,3 metros de comprimento, poderá ajudar os membros da ISS a executar operações no exterior.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.