A Ubisoft lançou em 2009 o jogo Avatar: The Game, uma adaptação do primeiro filme criado por James Cameron, que se tornou num dos maiores êxitos de bilheteira de todos os tempos, ao mesmo tempo que fez renascer a indústria do 3D. A nova aventura Frontiers of Pandora não se encosta diretamente no segundo filme, lançado em 2022, o Caminho da Água, mas sim uma história original no mesmo universo.

O estúdio Massive Entertainment da Ubisoft, conhecido pela série The Division, foi a responsável por este FPS em mundo aberto. O jogo tem muitos elementos típicos dos títulos sandbox da editora francesa, como Far Cry, mas dá grande ênfase ao planeta Pandora, em que a fauna e flora acabam por ter um grande protagonismo.

Veja na galeria imagens de Avatar: Frontiers of Pandora:

Os jogadores encarnam um Na’vi órfão (é possível caracterizar o aspeto da personagem), que foi treinado e educado como um soldado para os humanos da RDA. A personagem acabou por ser colocada em animação suspensa, acordando 15 anos depois numa base abandonada. Os fãs deste universo vão ter a oportunidade de explorar toda a região da Western Frontier, que nunca foi mostrada nos filmes. A personagem terá de descobrir as suas origens, voltar a conectar-se com o mundo de Pandora e organizar as tribos para combater a RDA que estão a extrair os recursos da região.

Apesar de ser uma história original, esta encaixa-se nos dois filmes. O estúdio teve mesmo acesso aos materiais cedidos pela Disney, abraçando o jogo como canónico aos eventos da saga, embora não seja necessário ver os filmes para compreender este título. O próprio James Cameron já havia “abençoado” o jogo, destacando-o como essencial para continuar a contar história de Pandora.

Avatar: Frontiers of Pandora é um jogo que incentiva à exploração, com diversos elementos de sobrevivência. A personagem tem de se alimentar, caçar animais e recolher plantas e frutos para cozinhar e curar. Os ramos podem ser transformados em flechas para o arco. Há bases dos humanos para sabotar, sendo necessário enfrentar mechs e os exércitos de soldados.

Avatar: Frontiers of Pandora

Mas ao longo da aventura, à medida que a personagem se conecta com o mundo, vai registando num diário todos os elementos de flora e fauna que encontra, servindo como uma autêntica enciclopédia de Pandora para os fãs. Existem centenas de recursos, criaturas, vegetais e outros elementos para descobrir. E o estúdio até vai ao pormenor de introduzir mecânicas de recolha de plantas que obrigam a alguma destreza, para que não se cause estragos à natureza do planeta. Comer uma fruta para recuperar a energia ou guardar para elaborar um prato mais tarde são algumas das opções.

O equipamento, desde as roupas a acessórios podem ser modificados, aumentando as estatísticas da personagem. E ainda tem modificadores que pode aplicar, tornando-a mais poderosa contra os inimigos mais fortes. A certo momento pode começar a usar animais de grande porte como montadas, mesmo pelo céu, para se deslocar mais rapidamente neste vasto mundo.

Nesse sentido, há um misto de exploração, de construção de recursos e sobrevivência. E a ação pode ser abordada de forma furtiva, eliminando inimigos sem levantar alarmes ou optar por enfrentar os exércitos de soldados. Mesmo a própria Natureza do planeta pode tornar-se um obstáculo, pois desde animais a plantas venenosas, tudo pode causar bastante dano ao jogador.

Veja o trailer do jogo:

A experiência amealhada pela personagem permite desbloquear habilidades, sejam relacionadas com o ataque, como também de defesa da personagem, como por exemplo, ganhar mais resistência ao veneno de certas plantas. E sendo um universo repleto de misticismo ancestral, a Massive transforma isso numa árvore de habilidades próprias que vão facilitar a sobrevivência no planeta.

Para os fãs do universo de Avatar, a Ubisoft procurou introduzir mecânicas abertas de exploração, numa experiência que pretende não ser linear e oferecendo diferentes atividades. O mundo colorido deverá ser uma das principais para os jogadores saltarem para a perigosa Pandora.

Avatar: Frontiers of Pandora já se encontra disponível para o PC, PlayStstion 5 e Xbox Series X|S.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.