Os robots também podem aprender a jogar golfe. Uma equipa de investigadores da Universidade de Paderborn, na Alemanha, desenvolveu um novo tipo de robot que recorre a uma câmara Microsoft Kinect 3D e a tecnologia de machine learning para descobrir a melhor forma de jogar.

De acordo com os investigadores, o robot, que toma o nome Golfi, recorre à câmara 3D para captar imagens de um campo de golfe que, em combinação com outros parâmetros, são utilizadas num modelo que simula centenas de tacadas em diferentes posições.

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Os dados gerados pelo modelo permitem treinar uma rede neural que é capaz de prever o quão complicada será uma tacada e qual é a direção mais acertada para fazer com que a bola de golfe vá parar ao local certo.

Os cientistas afirmam que esta forma de treino à base de simulações é mais eficiente do que outros métodos, permitindo reduzir significativamente o tempo necessário para fazer com que o robot aprenda a jogar.

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Como explicam os investigadores ao website IEEE Spectrum, o robot ainda não se aventurou por um campo de golfe, sendo, para já, testado num pequeno “green” num laboratório.

O Golfi ainda não é um “pro” e a equipa admite que ainda existem vários desafios que precisam de ser solucionados. No entanto, os especialistas acreditam que a tecnologia desenvolvida poderá ter outras aplicações além do mundo do golfe, sobretudo no que respeita a novas abordagens de controlo de robots em contexto industrial.

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