O Google StreetView tem dado que falar um pouco por todo o mundo desde o seu lançamento, mesmo que por vezes mais por questões polémicas relacionadas com a privacidade, que propriamente pelas suas funcionalidades. Nos últimos dias o cenário é outro.

O serviço de vistas de rua a 360º graus disponibilizou recentemente aquele que é o resultado de um "mergulho" a um nível mais profundo do que aquele a que nos habituámos a ter acesso quando navegamos por cidades e vilas.

A Google no Japão empreendeu um projeto de recolha e disponibilização de imagens, através do StreetView, que permitem aos utilizadores explorar o interior e exterior de duas grutas famosas no país.

Os internautas, em qualquer parte do mundo, passam assim a poder passear virtualmente pela mina de Okubo-mabu, composta por uma série de tuneis e passagens rodeados por verde e luxuriante exterior, e pela gruta de Akiyoshi, famosa pelas suas formações em calcário.

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

A exploração dos cenários naturais pode ser a próxima aposta forte do serviço, que também já anunciou que pretende trazer para o StreetView a possibilidade de passear pela Amazónia. No Japão, a empresa já tinha "ensaiado" abordagens diferentes, com a disponibilização de cenários antes e após o tsunami que devastou o país o ano passado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.