Grand Theft Auto V é o produto mais rentável da história do entretenimento. De acordo com a MarketWatch, o jogo da Rockstar já gerou 6 mil milhões de dólares em receitas desde o seu lançamento, em 2013. O valor é superior ao gerado por qualquer outro videojogo, livro, filme ou música.

GTA 5 torna-se no terceiro videojogo mais vendido da história
GTA 5 torna-se no terceiro videojogo mais vendido da história
Ver artigo

A empresa responsável pela análise adianta que já foram vendidas mais de 90 milhões de cópias de GTA V, mas não esclarece se as receitas contabilizadas incluem o dinheiro investido pelos utilizadores no  multiplayer. Se não for o caso, o número real pode perfeitamente ascender a um outro patamar, uma vez que a constante atualização deste modo é um dos argumentos que tem mantido o jogo relevante e consistente para combater a concorrência, mesmo cinco anos após a sua estreia no mercado.

Em comparação com alguns dos títulos mais bem sucedidos do segmento, GTA V distancia-se com uma margem bastante confortável. Call of Duty: Modern Warfare 3 e Black Ops, que são dois dos exemplos mais contemporâneos, geraram "apenas" 26,5 milhões e 24,2 milhões em vendas.

No cinema, o filme Avatar, de James Cameron, perfez 2,8 mil milhões de dólares. Os capítulos mais populares da saga Star Wars nunca ultrapassaram os 4 mil milhões de dólares, entre bilhetes de cinema e vendas de DVDs.

Mesmo dentro do franchise Grand Theft Auto, seria preciso juntar os valores gerados com as vendas de GTA III, Vice City, San Andreas e GTA IV, para alcançar os números de GTA V.

Outro dos factores que pode ter contribuído para este feito foi o facto de o jogo ter chegado ao mercado numa altura de transição entre gerações de consolas, com versões PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One a serem vendidas em simultâneo.

Mesmo em 2018, já com cinco anos de vida, GTA V foi o terceiro jogo mais vendido na Europa. Nos EUA, foi o sexto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.