A NASA está a testar um trio de pequenos rovers com destino à Lua, no sentido de perceber como podem trabalhar em equipa uns com os outros sem a intervenção direta dos controladores da missão na Terra.

Sob a denominação CADRE (Cooperative Autonomous Distributed Robotic Exploration), a missão tem data de lançamento prevista para 2024. Os planos incluem a “largada” dos rovers miniatura na região lunar Reiner Gamma através de cabos.

Cada um do tamanho de uma mala de mão, os rovers CADRE vão depois procurar um local onde possam apanhar banhos de sol para recarregar baterias. De seguida vão passar um dia lunar completo - cerca de 14 dias terrestres - a fazerem experiências destinadas a testar as suas capacidades.

Clique nas imagens para mais detalhe

A NASA explica que o projeto representa mais um passo em direção ao desenvolvimento de robots que, operando de forma autónoma, podem aumentar a eficácia de futuras missões.

A agencia espacial norte-americana acrescenta ainda que da Terra serão enviados comandos à estação base dos rovers, que ficará a bordo do módulo de pouso de quatro metros de altura. Caberá à equipa de pequenos robots eleger um “líder”, que por sua vez distribuirá as tarefas para cumprir o objetivo coletivo. Cada rover descobrirá a melhor forma de concluir com segurança a tarefa que lhe foi atribuída.

No vídeo pode ver um dos mini rovers a ser testado em terreno lunar simulado

“O nosso objetivo é demonstrar que uma rede de robots pode colaborar para realizar uma tarefa sem intervenção humana, de forma autónoma”, refere Subha Comandur, diretor do projeto CADRE, citado pela NASA. “Isso pode mudar a forma da exploração espacial no futuro. A questão para futuras missões será: quantos rovers vamos enviar e o que é que eles vão poder fazer juntos?”.