O aviso é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê um agravamento das condições meteorológicas em Portugal Continental a partir do início da tarde desta quinta-feira, e até ao fim da madrugada de sexta. Acompanha-o um alerta lançado pela Proteção Civil com alguns conselhos.

Entre eles “ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas (…) evitando se possível a circulação e permanência nestes locais”. São também desincentivadas as atividades relacionadas com o mar, “nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar”.

Algumas das "sugestões" serão óbvias e até mesmo básicas aos olhos de muita gente, mas não de todos a julgar pelo número de selfies perigosas que não é raro vermos, partilhadas nas redes sociais.

A procura do melhor ângulo e da imagem mais original pondo em risco a integridade física até tem nome, killfies, e como será fácil perceber pela tradução da “expressão”, são fotos que nem sempre terminam da melhor maneira para os seus protagonistas. Há inclusive um grupo de investigadores que decidiu aplicar os princípios da ciência de dados para tentar procurar a existência de um padrão entre as pessoas que tiram este tipo de fotos, para definir alertas.

Na galeria abaixo pode encontrar exemplos que circulam na internet deste fenómeno pouco saudável. Especialmente relacionadas com o alerta de tempestade emitido esta quinta-feira para Portugal Continental incluímos imagens que “metem água”, nitidamente com algum nível de risco de "morte do artista".  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.