João Paço é o cirurgião que neste momento está a realizar um implante coclear, um procedimento médico para melhorar as capacidades auditivas de um jovem paciente. Tudo normal não fosse esta operação a primeira a ser realizada em Portugal com a ajuda dos Google Glass.

Os óculos inteligentes da Google estão a ser usados no Hospital CUF, em Lisboa, e estão a transmitir para todo o mundo. O procedimento cirúrgico está a ser acompanhado em média por mais de 200 pessoas na página dedicada da transmissão.

À TSF João Paço revelou que o dia foi acompanhado de algum nervosismo por ser uma estreia em Portugal, mas preferiu destacar o potencial dos óculos no ensino, para a discussão de ideias e no processo de aprendizagem. "É um salto enorme", rematou o médico.

Uma das vantagens que logo é notada é o facto de estar a ser feito o relato na primeira pessoa de todos os passos da cirurgia. Isto pode ser vantajoso para professores e estudantes de medicina, que podem ensinar e aprender, respetivamente, através do equipamento da Google.

Na transmissão do YouTube é notória uma falta de qualidade na transmissão, sobretudo a nível de resolução. Mas para compensar existe o streaming de uma segunda câmara, desta feita fixa, e que está a acompanhar o ecrã onde toda a cirurgia está a ser projetada.

A segunda operação tem início marcado para as 19 horas. Hugo Estibeiro é o outro médico que está a participar na primeira cirurgia realizada com auxílio dos óculos da empresa de Mountain View.

Nota de redação: a primeira cirurgia já terminou


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.