Uma semana depois do ataque do exército ucraniano à base aérea russa de Belbek, no porto ocupado de Sevastopol, foram publicadas imagens de satélite que mostram a destruição de jatos. As imagens captadas pelos satélites da Maxar, obtidas pela CNN, mostram pelo menos três aviões russos destruídos, assim como os edifícios destruídos. Esta foi mais uma tentativa da Ucrânia em avançar pelo território da Crimeia que foi anexado ilegalmente pela Rússia em 2014.

Nas imagens podem ser vistos dois aviões que arderam por completo na pista principal de Belbek, assim como um terceiro que estava estacionado numa área protegida. Os edifícios em redor também sofreram bastantes danos.

Citado pela CNN, o governador russo de Sevastopol, Mikhail Razvozhaev, referiu que as tropas russas tinham resistido ao ataque na região, tendo destruído dezenas de drones aéreos e mais de cinco drones aquáticos. Os drones caíram numa subestação de energia, tendo causado falha de eletricidade à cidade.

Veja na galeria imagens de satélite dos aviões destruídos:

O ataque à base Belbek surge em ofensiva aos avanços que a Rússia está a fazer a nordeste do país, numa ofensiva contra a região de Kharkiv. A Ucrânia recapturou a região no final do verão de 2022, mas que tem tido dificuldade em defender pela falta de recursos militares.

A Rússia anunciou na última terça-feira que começou os exercícios com armas nucleares táticas perto da fronteira com a Ucrânia, referindo tratar-se de uma resposta às ameaças colocadas pelas potências ocidentais. O objetivo é verificar a disponibilidade destas armas, de forma a garantir a integridade territorial e soberania do Estado russo. As imagens divulgadas mostram o transporte de mísseis para o campo de sistemas de lançamento que foi montado no local. As tropas fazem exercícios de preparação de um bombardeiro de transporte de ogivas nucleares.