Taiwan foi abalada por um terremoto com uma magnitude de 7.4 na escala de Richter, sendo considerado o maior sismo no país nos últimos 25 anos. O epicentro deu-se a 18 quilómetros a sul da cidade de Hualien, mas os tremores fizeram-se sentir na capital Taipei, a mais de 100 quilómetros de distância.

As autoridades estão a reportar o impacto do terremoto e as suas poderosas réplicas nas elevações do país. Apesar de ter afetado diversos edifícios, que mesmo não colapsando ficaram encurvados, foram os deslizamentos das terras e dos pavimentos que causaram mais vítimas fatais e feridos.

Veja na galeria imagens de satélite do impacto do sismo em Taiwan:

Uma das áreas mais afetadas, como se pode ver nas imagens de satélite, foi na autoestrada de Taroko Gorge, que liga a cidade de Hualien a este a Taichung no oeste. É avançado que os primeiros 18 quilómetros da estrada, que percorrem o Parque Nacional, foram bastante afetados pelo sismo. Esta área tem bastante atração turística, mas há sempre um cuidado porque diariamente ocorrem deslizes de rochas.

Com o tremer da Terra, o local tornou-se particularmente perigoso. A estrada foi bloqueada e segundo a Taiwan News, cerca de 50 empregados do resort hotel Silks Place foram dados como desaparecidos, ao serem apanhados pelos deslizamentos enquanto viajavam para o trabalho em quatro autocarros.

O terremoto teve também impacto nas fábricas de chips da TSMC, a maior fabricante de semicondutores do mundo, responsável por mais de 90% dos processadores utilizados em todo o mundo. As fábricas estão colocadas ao longo da costa oeste do país, localizadas a cerca de 145 quilómetros do epicentro.

A empresa disse em comunicado que algumas das fábricas foram evacuadas para inspeções de segurança, mas os trabalhadores acabaram por regressar mais tarde aos seus postos de trabalho e retomado a produção durante a noite. A TSMC referiu ao NPR que algumas ferramentas foram danificadas em alguns edifícios, numa inspeção inicial, mas sem danos nos seus equipamentos críticos.

Apesar da interrupção ter sido mínima considerando o poderoso fenómeno, a paragem na produção de chips pode significar o atraso das encomendas e custar muitos milhões de dólares. E isto serve de aviso às diversas fabricantes dependentes da produção no Taiwan, como a Apple, Nvidia, Huawei, Tesla ou a OpenAI, que segundo os analistas, um desastre natural no país poderá colocar a economia global em ruínas, tal como aconteceu durante a pandemia.