A tecnologia de impressão 3D tem sido usada na produção de diversos objetos e também de membros artificiais, garantindo uma alternativa mais rápida e barata em relação a outras soluções robóticas.

Faith Lennox, uma menina de 7 anos da Califórnia do Sul, é uma das mais recentes beneficiadas com esta tecnologia, tendo recebido ontem uma mão artificial que lhe vai permitir recuperar algumas funções que tinha perdido.

Uma complicação no parto obrigou à amputação da mão e antebraço esquerdo, logo aos 9 meses de idade, e nos últimos anos os pais de Faith Lennox têm procurado uma solução para adquirir uma prótese.

As longas listas de espera levaram os pais a recorrer a uma empresa especializada em impressão 3D, a Build it Workspace, que através de uma colaboração com a e-NABLE e o programa Dominguez Hills Orthotics and Prosthetics da Universidade da Califórnia, desenvolveu a mão que ontem foi entregue à menina californiana.

A mão construída pela Build it Workspace não tem sensores ligados aos músculos mas tem a vantagem de ser mais leve e fácil de usar, com cores adaptadas às preferências dos utilizadores.

A tecnologia de impressão 3D permite a produção de membros protésicos com custos bastante mais acessíveis, sendo que no caso a nova mão de Faith teve um custo de 50 dólares (cerca de 46,5 euros), noticiou a Associated Press que acompanhou as primeiras experiências da jovem.

Para além de permitir cumprir as mesmas funções que outro tipo de mãos biónicas, a utilização da impressão 3D torna também mais fácil a substituição da unidade à medida que a criança vai crescendo. Normalmente nestas idades os membros biónicos têm de ser substituídos a cada seis meses.

Existem já vários exemplos de membros biónicos construídos com recurso a impressão 3D e a e-NABLE tem-se especializado nesta área, contando com uma comunidade de voluntários que tem permitido dar às crianças e adultos amputados mãos artificiais.

Ainda recentemente uma outra organização sem fins lucrativos, a 3D Gluck permitiu a um jovem colombiano recuperar a capacidade de tocar guitarra com uma mão biónica, impressa em 3D, como se pode ver no vídeo que reproduzimos abaixo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico