“Rapidez” é a palavra de ordem do novo sistema operativo da Apple. Segundo a empresa, o iOS 12 foi concebido para melhorar a experiência de utilização do iPhone e iPad, tornando-os mais rápidos e reativos. Aceder à câmara fotográfica ou escrever um simples texto no teclado são ações muito utilizadas e que necessitam de uma resposta rápida, com um aumento de performance de 70% e 50%, respetivamente. Pensado para uma melhor experiência de multitasking, as aplicações são lançadas duas vezes mais depressa.

Mas será que o seu modelo mais antigo do iPhone ou iPad conseguem correr o novo sistema operativo? Segundo o site de suporte ao iOS 12, todos os smartphones a partir do iPhone 5s e o iPad Air podem receber a atualização do software, assim como o iPod Touch de sexta geração (veja na imagem todos os modelos compatíveis).

tek ios 12

Antes de instalar a atualização, faça uma cópia de segurança do dispositivo, seja através do iCloud ou iTunes. Além disso, certifique-se que tem espaço livre no armazenamento, pois o iOS 12 pesa quase 3 GB, e a bateria carregada, ou o dispositivo ligado à corrente. Pode depois atualizar diretamente através do dispositivo, certificando-se que está conectado a uma rede Wi-Fi. Se não tiver a notificação de atualização à vista, aceda em Definições > Geral > Atualização de Software.

Caso prefira, pode executar o processo através do iTunes (que deverá estar atualizado para a versão mais recente), clicando no ícone do dispositivo no topo esquerdo do software e escolhendo a opção “Procurar atualização”. Depois basta seguir as instruções e deixar o iTunes atualizar o equipamento.

Novas funcionalidades e atualizações

Indisponível na versão beta, e julgando-se que ficaria de fora na atualização final, é possível fazer chamadas de FaceTime até 32 pessoas em simultâneo. Para ser mais fácil acompanhar a conversa, a janela de quem está a falar aumenta automaticamente.

A Apple também investiu na renovação dos Animoji. Para animar as conversas, foram introduzidos quatro novos Animojis, o coala, tigre, T-Rex e um fantasma, e há ainda um conjunto de novos filtros e efeitos, assim como autocolantes para colar nas chamadas.

O assistente de inteligente artificial Siri foi melhorado, embora seja necessário que os utilizadores personalizem as tarefas ou ações que mais utilizam. Isto porque é possível criar comandos específicos para tocar uma música, enviar um texto ou interagir com o GPS, por exemplo.

Os dados estatísticos poderão ser úteis, sobretudo no que diz respeito ao controlo parental, já que pode receber dados sobre quantas vezes pegou no smartphone, as notificações que recebeu ou o tempo de utilização das diferentes aplicações. Desconfia que o seu filho passa demasiado tempo a jogar videojogos no smartphone? Este agora pode fazer “queixinhas”. Em relação às notificações, poderá agora definir que tipo de alertas deseja receber, evitando acumular o habitual spam.

Uma aplicação curiosa, introduzida no novo sistema operativo, é o Measure, uma fita métrica virtual que poderá ser uma ferramenta essencial quando visita o IKEA e deseja medir rapidamente uma mobília. A aplicação utiliza realidade aumentada que é uma grande aposta do iOS 12, sendo possível enviar objetos em RA por email ou mensagens para outros utilizadores.

O novo sistema operativo apresenta ainda pequenas introduções que poderá descobrir ao longo da utilização. O sistema de atalhos 3D Touch, permite aceder a variações da mesma aplicação. Por exemplo, premindo a fundo o ecrã no ícone da câmara ativa o scanner de códigos QR ou no Note poderá fazer um scan de documentos. Existem novas definições para os auscultadores AirPod ou a capacidade de encontrar as letras de canções no Apple Music.

A Apple já lançou, entretanto, a versão beta do iOS 12.1 e os “data miners” da Apple Insider descobriram referências a um novo iPad que poderá ser lançado no final do ano (iPad2018Fall), contrariando o facto de que a fabricante não estaria disponível para atualizar a sua gama de tablets este ano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.