A 13 de novembro, a Apple colocou à venda os restantes dois smartphones da família iPhone 12: o modelo Mini e o Pro Max. Depois de terem feito a já habitual desmontagem das versões standard e Pro do iPhone 12, que chegaram ao mercado a 23 de outubro, os especialistas da iFixit decidiram pôr à prova o modelo mais “em conta” da nova linha de smartphones da Apple.

Embora tenha apenas 5,4 polegadas, o iPhone 12 Mini é um smartphone com grandes ambições. É verdade que a empresa da maçã teve de fazer “sacrifícios” em alguns componentes, como a bateria que, ao contrário do modelo normal de 10,78 Wh, conta com apenas 8,57 Wh. Porém, os técnicos da iFixit detalham que ficaram surpreendidos com o facto de a composição interna do smartphone ser muito semelhante à de outros iPhones lançados neste ano.

Será o iPhone 12 fácil de reparar? Novo smartphone da Apple recebe nota positiva
Será o iPhone 12 fácil de reparar? Novo smartphone da Apple recebe nota positiva
Ver artigo

A empresa, que analisou as versões norte-americana e europeia do iPhone 12 Mini, notou que a Apple incluiu versões de dimensões reduzidas dos altifalantes, do motor táptico e até do sistema MagSafe no smartphone. Já a configuração de câmaras apresenta o mesmo tamanho do que aquela que existe nos restantes equipamentos da nova linha.

No que que toca à reparação do smartphone, os especialistas destacam que a maioria dos componentes importantes são modulares, facilitando a sua substituição, caso seja necessário. Mas, à semelhança das versões base e Pro do iPhone 12, a substituição da tampa traseira pode revelar-se um verdadeiro problema para os entusiastas das reparações DIY.

iPhone 12 | Pontuação de reparabilidade | iFixit
créditos: iFixit

Ao todo, o iPhone 12 Mini alcança uma pontuação de 6 em 10 na escala de reparabilidade da iFixit. De acordo com os especialistas, a Apple tem vindo a apostar mais no uso de parafusos para fixar os componentes internos, se bem que o uso de cola não tenha sido completamente esquecido. Além do uso de três tipos de parafusos diferentes, a empresa indica ainda que as medidas tomadas pela Apple para tornar o smartphone resistente à água e ao pó acabam por dificultar o processo de reparação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.