Se sempre quis analisar a superfície da Lua esta é a sua oportunidade, com o primeiro mapa geológico completo da Lua. A garantia é do United States Geological Survey (USGS), que contou com a ajuda da NASA e do Lunar Planetary Institute, dando a conhecer os tipos de rochas presentes no "vizinho cósmico" mais próximo da Terra. Pretende-se agora que as informações possam contribuir para futuras missões na Lua.

Designado por Unified Geologic Map of the Moon, o mapa a cores irá servir como "impressão digital" da superfície na Lua, com o USGS a garantir que será "inestimável" para a comunidade internacional, professores e público em geral. O documento está disponível online e mostra a composição geológica da Lua numa escala considerável de 1:5.000.000.

Projeções do Unified Geologic Map of the Moon
Créditos: NASA / GSFC / USGS

Mas como é que os cientistas criaram o novo mapa? Os especialistas usaram informações de seis mapas regionais da era Apollo, além de informações atualizadas de recentes missões de satélite à Lua. Os mapas antigos foram "redesenhados de forma a alinhá-los com o conjunto de dados modernos", preservando observações e interpretações anteriores, garante o USGS.

Com a fusão de dados novos e antigos, os investigadores desenvolveram também uma descrição da estratigrafia da Lua, o ramo da geologia que estuda os estratos ou camadas de rochas. Desta forma, foi possível resolver-se problemas de mapas anteriores, onde nomes de rochas, descrições e idades eram, por vezes, incosistentes.

Em comunicado, Jim Reilly, diretor do USGS e antigo astronatauta da NASA, mostra-se muito satisfeito por a instituição que agora cordena ter criado "um recurso que pode ajudar a agência espacial norte-americana no planeamento de futuras missões". Já Corey Fortezzo, geólogo e principal autor do paper, garante que este mapa é o culminar de um projeto de décadas. "O mapa fornece informações vitais para novos estudos científicos, relacionando a exploração de locais específicos na Lua com o resto da superfície lunar", afirma.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.