
A Koenigsegg respondeu da melhor forma à Rimac, que no passado mês de Julho tinha batido o recorde detido pelo fabricante sueco. Ao volante de um Jesko Absolut na pista do aeródromo de Örebro, Markus Lundh conseguiu ultrapassar o recorde mundial de aceleração e travagem de 0-400-0 km/h em apenas 25,21 segundos.
O resultado supera tanto o anterior recorde da própria marca, registado em junho de 2024, como o do Rimac Nevera R, que tinha feito há menos de um mês 25,79 segundos. Convém recordar que o Koenigsegg Jesko Absolut utiliza um motor V8 biturbo, sem eletrificação, com “apenas” 1600 cavalos com tração traseira, sendo o rival croata um modelo 100% elétrico, com tração integral (um motor por roda) com 2107 cavalos.
Esta conquista só foi possível graças a melhorias de software, batizadas de “Absolut Overdrive”, aplicadas ao mesmo Jesko Absolut usado nas anteriores tentativas. A Koenigsegg irá disponibilizar estas melhorias a todos os clientes do modelo.
Clique nas imagens para mais detalhe
“Esta corrida demonstrou o poder do trabalho em equipa e da comunicação entre os nossos sistemas de transmissão desenvolvidos internamente. É um testemunho da sinergia entre engenharia, software e soluções mecânicas de ponta”, afirmou Christian von Koenigsegg, fundador e CEO da marca sueca.
Desafios e condições longe do ideal
Apesar da pista não ter estado nas condições perfeitas, com o piso húmido devido à chuva no dia anterior, o piloto de testes da Koenigsegg conseguiu tirar partido do V8 biturbo de 5.0 litros, do baixo coeficiente aerodinâmico e das alterações introduzidas na gestão do motor e da caixa de velocidades LST (Light Speed Transmission).
Os números impressionam:
- 0–400–0 km/h: 25,21 segundos
- 0–400 km/h: 16,77 segundos
- 400–0 km/h: 8,44 segundos
- 0–250–0 mph: 25,67 segundos
Isto significou cortar mais de 2,5 segundos ao recorde anterior detido pelo mesmo modelo, de 27,83 segundos estabelecido em 2024.
Veja o vídeo
Segundo Christian von Koenigsegg, as melhorias incluem ajustes na Light Speed Transmission e no sistema de gestão do motor, além de um novo controlo de binário que “gera a tração como nunca antes”.
“Conseguir este nível de performance com um carro de produção, com motor a combustão e apenas tração traseira – superando supercarros elétricos de quatro rodas motrizes – é quase mágico e mostra que algumas ‘verdades’ podem ser reescritas”, concluiu o CEO.
A corrida foi verificada com equipamento Racelogic, o habitual neste tipo de situações, e confirmada por técnicos da própria empresa.
O recorde de Koenigsegg não ficará sem resposta
Através de uma publicação nas redes sociais, Mate Rimac, CEO Da Rimac, congratulou Christina, assim como a equipa da Koenigsegg pelo feito alcançado, demonstrando um pequeno histórico desta saudável competição para a obtenção dos recordes de aceleração e travagem dos 0-400-0 km/h.

Como seria de esperar, Mate Rimac já prometeu que a equipa da Rimac irá estar bastante ocupada nos próximos tempos para responder à altura, e tentar recuperar o recorde para Zagrebe.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Game Boy feito em peças de LEGO chega em outubro. Veja as imagens e vídeo -
App do dia
Vá de férias sem stress. Plant App ajuda a manter as plantas bem cuidadas -
Site do dia
Descubra os primeiros tesouros cósmicos do observatório Vera C. Rubin numa visita guiada online -
How to TEK
Precisa mesmo de desligar o Windows Defender? Saiba como fazer com segurança
Comentários