Las Vegas acaba de ganhar uma nova atração tecnológica. Trata-se da The Sphere, uma gigantesca esfera com mais de 111 metros de altura, composta por 1.2 milhões de LEDs. A inauguração do ecrã exterior aconteceu durante as comemorações do feriado 4 de julho nos Estados Unidos, debitando animações espetaculares, desde efeitos de fogo-de-artifício, uma bandeira nacional, a simulação da Lua e até um gigante olho. O painel de LEDs tem um tamanho total de 177 metros quadrados.
Mas se a gigantesca esfera não deixa ninguém indiferente no seu exterior, a verdadeira magia acontece no seu interior. A The Sphere é um anfiteatro em forma esférica, composto 18 mil lugares sentados e um ecrã LED de 16K que promete uma definição de imagem como nunca visto. A construção custou à Sphere Entertainment cerca de 2 mil milhões de dólares. Na apresentação em janeiro, segundo um jornal de Las Vegas, o porta-voz da empresa referiu que “o seu design tinha como intenção transportar as audiências para locais reais ou imaginados, tal como se tivessem lá pela primeira vez”.
Veja na galeria imagens fantásticas da The Sphere em Las Vegas:
Além do ecrã, os espetadores vão ser envolvidos pelo som imersivo da esfera, debitado através de 164.300 canais de áudio, o equivalente a oito colunas por cada espetador. Mas a experiência imersiva não se fica pelo som e imagem. 10 mil cadeiras estão equipadas com sensores hápticos para elevar a experiência aos sentidos do toque. E foram dados exemplos de como seria estar sentado numa nave espacial prestes a ser disparada por um foguetão ou como seria receber um murro de uma luva de boxe, prometendo transportar os espetadores para o espaço ou para a arena de combate.
Para já, a arena ainda não foi inaugurada oficialmente, no que diz respeito a conteúdos no seu interior, mas passa a manter-se iluminada no seu exterior para os visitantes captarem imagens e partilharem nas redes sociais. Será a popular banda irlandesa U2 a estrear a sala de espetáculos no interior, com um concerto marcado para setembro. Segue-se a primeira Sphere Experience chamada Postcard from Earth, dirigido por Darren Aronofsky em outubro.
Em novembro está marcada uma experiência de Fórmula 1 ligada ao Grand Prix de Las Vegas. Esta pretende ser uma forma diferente de mostrar o circuito e uma oportunidade para os anunciantes criarem conteúdos de publicidade e ativações relacionadas com o tema. A empresa pretende criar uma agenda diversificada de espetáculos e experiências com uma base diária, onde se incluem “rituais do nascer e pôr do sol”.
No comunicado de empresa é referido que mais que um ecrã ou um painel de anúncios, a esfera será “uma arquitetura viva, como nunca se viu nada assim no mundo”, destacando que o espetáculo do 4 de julho foi apenas uma demonstração das capacidades e das possibilidades para os artistas, parceiros e marcas criarem histórias com impacto e com capacidade de se ligarem às audiências, esperando oferecer os maiores espetáculos do planeta, apenas limitados pela imaginação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários