![Lenovo mostra smartphones dobráveis, ténis hi-tech e os novos Moto Z](/assets/img/blank.png)
O Tech World é um evento que a Lenovo promove todos os anos para anunciar as grandes novidades que tem em mãos quanto a lançamentos e desenvolvimento de novas tecnologias. E a edição de 2016 foi rica em anúncios importantes: além de terem sido apresentados os novos Moto Z (e os Moto Mods), a fabricante mostrou os primeiros terminais com a tecnologia Tango da Google, smartphones e tablets com ecrã dobrável e ainda umas sapatilhas de corrida repletas de tecnologia, capazes de monitorizar todos os dados do utilizador durante o exercício.
A Lenovo escolheu a “youtuber” Meghan McCarthy para "personalizar" a utilização de dois equipamentos com ecrã dobrável, área em que outros fabricantes têm feito progressos mas que a marca chinesa parece agora querer revolucionar. Num vídeo captado durante a apresentação dos protótipos vemos um smartphone com ecrã de 4,35 polegadas que pode ser colocado no pulso como se de um smartwatch se tratasse, por exemplo, e também um tablet que pode ser dobrado ao meio e utilizado em forma de smartphone.
Inovar com os Smart Shoes
Outro protótipo que causou furor durante o Tech World 2016 foi uma inovação da Lenovo que alia tecnologia ao calçado desportivo. Os Smart Shoes traduzem uma parceria da marca com a Vibram e são capazes de monitorizar e manter registo em tempo real de toda a atividade física de quem os calça. Segundo a Lenovo, estes ténis poderão também servir de controlo para videojogos, terão luzes iluminadas em função dos passos do utilizador e poderão ser recarregados sem recurso a fios através de uma base própria para o efeito.
Os primeiros com Google Tango
O Phab2 Pro é um dos smartphones que a Lenovo anunciou durante o evento e é também “o primeiro modelo a integrar a tecnologia Tango desenvolvida pela Google”, que permite “analisar” o espaço em redor do utilizador e interagir em função disso. O Phab 2 Pro tem lançamento previsto para setembro e deverá custar 499 dólares, incluindo quatro câmaras e todos os sensores e software necessários à ação das funcionalidades Tango.
[caption][/caption]
“O Phab2 Pro recorre a três tecnologias base – deteção de movimentos, perceção de profundidade e aprendizagem constante do espaço – para proporcionar experiências de realidade aumentada, dos jogos à virtualização de objetos”, segundo informações avançadas pela Lenovo. E conta ainda com um ecrã de 6,4 polegadas (2.560 x 1.440 píxeis), câmaras de 16 e 8 MP, Android 6.0 e processador Qualcomm Snapdragon 652.
Esta nova linha de smartphones da Lenovo acolhe ainda o Phab2 e o Phab2 Plus, que apresentam diferentes especificações no que toca ao processador ou memória, por exemplo, mas que têm em comum com o Pro as funcionalidades de realidade aumentada e o ecrã de 6,4 polegadas.
Moto Z com Moto Mods
A família Moto Z é outro dos grandes anúncios da Lenovo, com dois smartphones com chegada mundial marcada para setembro e apelidados de “modulares”. E isso devido aos Moto Mods, pequenos acessórios que podem ser “acoplados” aos novos smartphones através de um sistema magnético (sem ser necessário desligar o equipamento), e que podem assumir várias formas.
Exemplos disso são a mini-coluna SoundBoost desenvolvida pela JBL para o Moto Z e o Moto Insta-Share Projector, que transforma o terminal num projetor de bolso de 70 polegadas, segundo a Lenovo avança. Da mesma forma, o Power Pack promete acrescentar 22 horas de autonomia ao smartphone. A Lenovo espera que outros fabricantes iniciem o desenvolvimento de acessórios Moto Mods, promovendo desde já o Moto Mods Developer Program e atribuindo uma verba de um milhão de dólares aos projetos mais promissores.
[caption][/caption]
Quando aos dois smartphones anunciados, o Moto Z tem apenas 5,2 mm de espessura, com ecrã Quad HD AMOLED de 5,5 polegadas, processador Qualcomm Snapdragon 820, 4 GB e memória RAM e 32 GB de armazenamento (ou 64 GB). A câmara é de 13 MP (5 MP na frontal) e a autonomia anunciada de até 30 horas (2.600 mAh), segundo a marca. O Moto Z Force, por sua vez, revela-se em (quase) tudo igual ao Moto Z – as diferenças estão na câmara de 21 MP, na bateria (3.500 mHa, 50% de carga em apenas 20 minutos), no design mais “agressivo” e na ecrã com tecnologia Moto ShatterShield, pensada para proteger o smartphone em caso de queda.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários