Para além dos computadores pessoais e dos servidores e datacenters, a Lenovo tem vindo a investir numa linha mais completa de produtos, tornando-se uma empresa de TI e sustentando a sua estratégia em 3 áreas: os equipamentos, infraestruturas e cloud, onde pode ser um enabler de aplicações. A área de equipamentos Smart, onde a Lenovo tem uma linha de dispositivos desenvolvidos em parceria com a Amazon e que utilizam a assistente pessoal Alexa, e a área de Realidade Aumentada e Realidade Virtual, com o Star Wars: Jedi Challenges e os óculos Mirage Solo e Mirage Camara, são uma das apostas mais recentes, mas até agora só estavam disponíveis em alguns mercados.
Em entrevista ao SAPO TEK na CES 2019, Alberto Ruano, diretor-geral da Lenovo Ibéria, garantiu que a estratégia vai agora ser alinhada e que também estes produtos vão chegar ao mercado ibérico, podendo ser encontrados nas lojas portuguesas até ao verão. “Queremos ser número um em computadores, é a ‘área que nos alimenta’, mas a estratégia completa vai-nos ajudar a crescer”, explica Alberto Ruano que apresentou os seus argumentos à direção global da Lenovo defendendo a necessidade de alargar a comercialização a Portugal e Espanha.
“O mercado ibérico está muito bem reconhecido, estou muito contente com os resultados e queremos ser uma marca acessível, cómoda, […] não podemos fazer isso com uma linha de produtos que não está nas lojas”, afirma.
Os óculos de realidade aumentada, jogo e acessórios do Star Wars: Jedi Challenges foram lançados em 2017 e no ano passado a Lenovo anunciou a sua renovação na IFA, com uma nova versão da espada e mais conteúdos. Também os óculos de realidade virtual Mirage Solo e a Mirage Camara estão entre a linha de equipamentos Smart que a marca tem vindo a desenvolver, à semelhança do que acontece com o Smart Display, uma coluna inteligente com a assistente virtual Alexa que foi a primeira a integrar um ecrã e que é ideal para servir de apoio à família em ambientes comuns, como a cozinha.
Na CES 2019 a Lenovo lançou também um novo conceito de tablet com uma base de coluna inteligente, os Lenovo Smart Tabs, que utilizam também a Alexa da Amazon, e o Smart Clock, pensado para ser um despertador inteligente e com características que propiciam a sua instalação no quarto para ajudar a adormecer e acordar de forma mais natural e com menor invasão de privacidade.
Negócio a crescer em Portugal e com mais “peso” da gestão portuguesa
Alberto Ruano confirmou os números positivos que a Lenovo tem conseguido em Portugal, e que garantiram a liderança em várias áreas em alguns trimestres de 2018, como Miguel Coelho já tinha adiantado ao SAPO TEK no final do ano. Apesar do peso em vendas ainda não ser de 20% do total do mercado ibérico, o diretor-geral da Lenovo Ibéria explica que em valor está mais perto desta percentagem porque Portugal é um país de early adopters. “Em 2020 o nosso objetivo é ser número 1 em Portugal”, garantiu.
Também nos smartphones a estratégia é de reforçar o investimento com a marca Motorola, que tem vindo a conquistar terreno em vários mercados de forma gradual. “Vamos focar-nos no mercado B2B [empresarial] onde estamos a crescer bastante em Espanha com grandes negócios. Redesenhámos a nossa estratégia para o mercado de telemóveis e em meados do ano queremos estar em todos os grandes retalhistas em Portugal. E nos operadores”, justificou.
O alinhamento de toda a estratégia de produtos está também a ser feito com uma revisão da estrutura da Lenovo na península ibérica. Alberto Ruano adiantou ao SAPO TEK que em Março/Abril a empresa vai avançar com a reorganização da estrutura e que o objetivo é fazer crescer a organização portuguesa mas também colocar operacionalmente colaboradores portugueses na direção ibérica.
“Quero que em Portugal e Espanha sintam todos que somos ibéricos e apostar mais nas pessoas boas que temos em Portugal. É um erro que as empresas espanholas fazem muitas vezes que não queremos repetir”, sublinha. A ideia é que 20% da direção da Lenovo ibérica seja portuguesa e isso faz parte dos planos para este semestre, embora não estejam ainda definidos nomes e cargos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários