Uma equipa de investigadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo tipo de interface que dá aos utilizadores a possibilidade de interagirem com aplicações e controlarem equipamentos usando apenas os lábios e a língua.

Como explicam os investigadores, o LipIO é composto por uma película fina de plástico, que inclui materiais condutores, que é colocada sobre o lábio superior do utilizador em conjunto com eletrodos.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Os inputs gerados por toques da língua ou do lábio inferior no LipIO traduzem-se em ações específicas numa variedade de sistemas. Num vídeo partilhado no YouTube, a equipa mostra como é possível usar a interface para controlar a fechadura de uma porta, afinar uma guitarra ou interagir com um sistema de navegação durante uma viagem de bicicleta.

Veja o vídeo 

Os investigadores acreditam que o LipIO pode ser útil para quem tem dificuldades ou deficiências motoras. A interface poderá também ser utilizada por quem não tem condições que impactam a sua mobilidade, em situações onde têm as mãos ocupadas.

Além disso, a equipa tem interesse na área das aplicações para realidade virtual. Neste caso, o LipIO poderia fazer parte de uma interface háptica, com tecnologia adicional, que permitiria “sentir” diferentes sabores em contextos virtuais.

Tornar o LipIO mais portátil e prático é um dos objetivos dos investigadores, que estão também em busca de novas aplicações para a interface. O projeto é Open Source e pode descobrir mais detalhes através da página do mesmo no GitHub.