Por volta das 10h00 decorreu em Lisboa um sismo de 3.4 na escala de escala de Richter, com um epicentro a cerca de 10 quilómetros a noroeste de Alcochete. Entre os que sentiram e os que desejariam ter experienciado pela primeira vez o “abanão”, o certo é que a hashtag #sismo já está nas tendências dos assuntos do momento em Portugal do Twitter. E o efeito do sismo não se fez demorar na partilha de memes pela rede social.

As conotações políticas não se fizeram esperar, destacando-se a frase do candidato do Chega à Câmara de Lisboa, Nuno Graciano, que dizia que “Lisboa precisa de um abanão”. Nas respostas, os utilizadores referiam a missão cumprida e que o mesmo deveria retirar a candidatura. A dança “aos saltinhos” do Primeiro-ministro António Costa também é utilizada como o “verdadeiro” epicentro do sismo.

Era impossível evitar os memes do futebol associados a um sismo e não faltou Jorge Jesus e as invasões aos campos de futebol. Também o comportamento dos portugueses se agarrarem ao smartphone para partilhar o momento nas redes sociais, em vez de tomarem as medidas de precaução, serviu como “crítica” ao momento. E as marcas também estão a ser rápidas a reagir ao fenómeno para o capitalizar nas suas campanhas nas redes sociais.

Veja na galeria alguns dos memes engraçados partilhados, considerando que ao longo do dia certamente vão ser mais partilhados.