A informação pode ser confirmada no mapa sísmico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde se mostra um sismo de magnitude 3.4 na escala de Richter, com epicentro a cerca de 10 quilómetros a noroeste de Alcochete, no distrito de Lisboa. Um comunicado automático foi emitido pelo sistema com a informação base e depois atualizado já após as 11 horas e até agora não há registo de quaisquer danos.

Nos dados pode confirmar-se que o abalo se registou a uma profundidade de 15 quilómetros, mas o IPMA confirma que não foi recebida nenhuma informação confirmando que o sismo tenha sido sentido, mas o SAPO TEK recebeu várias mensagens de pessoas que deram conta do abalo. No Twitter a #Sismo já está nos tops.

O SAPO TEK contactou o IPMA para obter mais informação mas fonte oficial disse que estão neste momento a confirmar os dados e que estava a preparar um comunicado mais detalhado.

Uma informação mais atualizada já foi publicada no facebook do Instituto, mas que na verdade não adiciona mais dados.

"A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes", avisa o IPMA.

alerta de sismo

A Google também já acionou o alerta de terramotos no motor de pesquisa, apontando a localização na zona de Santo António dos Cavaleiros, na região de Lisboa.

Sismo em Lisboa 18 de março 2020
créditos: Tek

Quem sentiu o sismo pode fazer o registo no serviço do IPMA que quer cartografar a extensão dos efeitos dos sismos sentidos. Só tem de responder a um questionário. O IPMA avisa porém que o questionário macrossísmico está  indisponível de momento no site, mas diz que "estamos a resolver a situação de forma a poder preencher o nosso questionário, para tornar possível compreender a extensão dos efeitos do sismo".

O tópico do Sismo animou a manhã no Twitter, entre confirmações de quem deu conta do abalo e de quem não sentiu nada, mas deu também lugar aos habituais memes.

Sismos são frequentes em Portugal

Nos últimos 30 dias foram sentidos, na zona de Portugal Continental e nas ilhas, dezenas de pequenos sismos, que são normais pela movimentação das placas tectónicas da região.

IPMA Registo de sismo a 18 março 2021
créditos: IPMA

A tabela mostra a escala e localização dos últimos sismos verificados.

IPMA Registo de sismo a 18 março 2021
Dados dos últimos 7 dias créditos: IPMA

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 13h14