Os cientistas referem que o eclipse total, que vai decorrer na noite de 27 para 28 de julho próximos, será o mais longo do século. O fenómeno tem previsão de início às 20h30 e terá uma duração de quase quatro horas, desde o início ao fim da deslocação da Lua, sendo possível assistir ao mesmo sem qualquer equipamento especial. O chamado eclipse total deverá durar uma hora e 43 minutos.

O site Earth Sky explica que a longa duração do eclipse se deve ao facto da Lua passar perante a parte central da sombra da Terra. No eclipse anterior, que durou uma hora e 16 minutos, o satélite percorreu a zona a sul da sombra do planeta, e o próximo fenómeno, previsto para janeiro do próximo ano, terá uma duração de cerca de uma hora, pela passagem a norte da mesma área.

O eclipse será igualmente especial por coincidir com a chamada “Lua de Sangue”, devido às cores vermelhas manifestadas pelo satélite. Esta acontece quando o ponto orbital da Lua se encontra mais próximo da Terra e os raios solares são refletidos pela atmosfera terrestre na superfície lunar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.