A Mercedes-Benz já começou a oferecer aos seus clientes os serviços de IA generativa do ChatGPT integrado no assistente de condução MBUX. Toda a privacidade de dados e os processos de IT são geridos diretamente pela fabricante alemã. Desta forma, a Mercedes pretende elevar a experiência dos condutores dos seus automóveis expandindo e integrando a IA no sistema de controlos por voz, prometendo interações mais intuitivas.

O programa ainda está em fase beta, sendo opcional para os 900 mil veículos equipados com o sistema de infotainment MBUX. Os utilizadores podem participar na beta através da aplicação Mercedes Me ou diretamente do veículo, bastando utilizar o comando de voz “Hey Mercedes, I Want to joing the beta programme”. A atualização será feita automaticamente via wireless.

Veja na galeria imagens do sistema:

A fabricante diz que a integração do ChatGPT é feito através do serviço Microsoft Azure OpenAI, tirando proveito das plataformas de cloud e IA da Microsoft. A IA generativa vai complementar o sistema de controlo por voz já disponível nos veículos, facilitando o acesso aos comandos através de conversação natural. Assim, vai ser possível perguntar ao sistema detalhes sobre o destino, sugestões para receitas do jantar, assim como questões mais complexas e respostas igualmente detalhadas, sem deixar de olhar para a estrada e manter as mãos no volante.

A Mercedes diz que a beta tem uma duração de cerca de três meses nos Estados Unidos, permitindo aos developers da marca reunirem dados importantes sobre pedidos específicos dos utilizadores e estabelecer as prioridades das atualizações futuras. Depois seguem-se outros mercados e línguas.

De notar que nenhum automóvel será atualizado com a funcionalidade ChatGPT sem que haja um contrato do serviço ligado ao sistema de infotainment e respetiva ativação no portal da Mercedes ou aplicação.