
Prepare-se para uma descolagem a partir da base espacial europeia na Guiana Francesa ou do "cosmódromo" de Baikonur, no Cazaquistão. Imagine-se a flutuar na Estação Espacial Internacional ou a explorar a superfície de Marte. Em 3D.
A proposta é da Agência Espacial Europeia que criou uma galeria de imagens, para o efeito, a partir do Flickr.
[caption][/caption]
O recurso tem vindo a ser "alimentado" desde novembro de 2011 e neste momento conta com mais de 150 imagens, que mostram diversos momentos do "quotidiano espacial".
A galeria do Flickr vem juntar-se às transmissões a três dimensões disponibilizadas a partir do YouTube, entretanto já visualizados por mais de meio milhão de utilizadores.
[caption][/caption]
A ESA explica que a recolha de imagens em 3D pelos astronautas da Estação Espacial já é feita há algum tempo, tendo começado em 2003,com a combinação de duas câmaras de filmar tradicionais.
Três anos depois (em 2006) era usada a primeira câmara digital 3D, com a gravação de imagens de alta-resolução diretamente para um disco rígido.
[caption][/caption]
Hoje a câmara de alta-definição que "mora" na estação Espacial permite transmitir imagens 3D em direto, tendo nomeadamente sido usada numa videochamada do astronauta Ron Garan para as instalações da ESA na Holanda.
Seja esta ou outra a "máquina" em questão, a ESA garante que vai continuar a apostar na disponibilização de conteúdos em 3D.
De referir que as "viagens espaciais" promovidas a partir da galeria do Flickr não obrigam a preparação prévia, mas impõem a utilização dos habituais óculos (3D).
[caption][/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários