Em 2021, a Blue Origin de Jeff Bezos deu a conhecer os seus planos para construir uma nova estação espacial: a Orbital Reef. A Sierra Space é uma das empresas que colabora no projeto e pôs à prova o protótipo de um dos módulos que está a desenvolver para a estação espacial num teste “explosivo” bem-sucedido.

De acordo com a empresa, este é o segundo teste de pressão realizado ao protótipo do módulo Large Integrated Flexible Environment (LIFE). No teste, realizado a 15 de novembro nas instalações da NASA no Alabama, o objetivo passou por verificar a resistência do protótipo, insuflando-o ao máximo até estourar.

Veja o vídeo 

O LIFE, que está a ser atualmente construído no Centro Espacial Kennedy da NASA, é um módulo insuflável de três andares onde os tripulantes da estação Orbital Reef poderão habitar e dedicar-se a experiências científicas. Como explica a Sierra Space, a estrutura do módulo é composta por uma combinação de materiais têxteis resistentes, incluindo Vectran, que se tornam rígidos quando são expostos a pressão.

Módulo para a estação espacial da Blue Origin posto à prova em teste “explosivo”
O antes e depois do teste de pressão realizado ao protótipo do módulo LIFE. créditos: Sierra Space

Nos testes realizados em novembro e em julho, os protótipos conseguiram suportar níveis de pressão de 192 e 204 psi, respetivamente: valores que, segundo a empresa, estão acima daqueles exigidos pelos requerimentos de segurança, que rondam os 182 psi.

À medida continua a testar o módulo, a parceira da Blue Origin está também a desenvolver um veículo espacial, chamado Dream Catcher, que terá como missão transportar cargas para a futura estação.

Orbital Reef: a futura estação espacial comercial imaginada por Jeff Bezos
Orbital Reef: a futura estação espacial comercial imaginada por Jeff Bezos
Ver artigo

Recorde-se que, para a empresa espacial de Jeff Bezos, o objetivo é ter a estação Orbital Reef  pronta a funcionar na segunda metade desta década, como local de visita e trabalho para investigadores, indústria e outras empresas e parceiros.

A Orbital Reef será composta por duas zonas separadas, uma para as experiências científicas e outra habitacional, com espaço para acomodar 10 pessoas em simultâneo. A estação terá vários portos e ancoradouros para naves espaciais e módulos visitantes, juntamente com a disponibilização de vários serviços, como transporte, aluguer de espaço, assistência tecnológica com hardware e serviços de robótica.

Clique nas imagens para mais detalhes