Chama-se Popcorn Maker a nova ferramenta online baseada em HTML5 da Mozilla que permite construir trabalhos multimédia interativos com base em recursos audiovisuais disponíveis na Web. A utilização é livre e gratuita.


Inicialmente disponibilizada há cerca de um ano, sobretudo para a comunidade de developers, a nova ferramenta está agora aberta a todos os utilizadores, permitindo a criação de "histórias multimédia" usando conteúdos criados offline ou disponíveis online, incluindo vídeos disponibilizados em serviços como o Youtube e o Vimeo, mensagens e fotos de redes sociais, ou qualquer conteúdo criado pelo próprio utilizador.


Na base da nova ferramenta está um painel de trabalho online, a partir do qual o utilizador pode arrastar os ícones relativos aos tipos de conteúdos a usar, os efeitos a aplicar e fazer a edição do trabalho.


A zona principal é ocupada pela área de trabalho, onde surge o resultado das escolhas do utilizador, possuindo uma timeline onde é possível fazer a mistura dos conteúdos. Por fim, no lado direito, a Mozilla disponibiliza uma coluna com acesso direto a vários tipos de conteúdos.





Em termos práticos, o utilizador pode pegar num vídeo próprio ou escolhido no YouTube ou noutro serviço, adicionar-lhe legendas, texto proveniente da Wikipedia ou de um qualquer site, imagens, mapas do Google e mesmo voz ou uma banda sonora. O resultado pode depois ser partilhado online.


"Em vez de o vídeo na Web continuar cingido a uma pequena caixa preta, melhorando gradualmente ao nível do tamanho e da resolução, o Popcorn usa as capacidades do HTML5 para abrir todo um novo leque de possibilidades para vídeo, áudio e histórias na Web, tornando-os linkáveis, pesquisáveis, comentáveis e interativos" referiu Matt Thompson, Diretor de Comunicações na Mozilla Fundation.


Thompson resume as potencialidades do Popcorn Maker desta forma: "permite às pessoas colocar o resto da Web bem no centro na ação da história ou da experiência que estão a tentar criar".


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico