Os drones aéreos têm feito furor não só no mercado de consumidores, mas também em empresas à semelhança da Amazon ou até mesmo em projetos militares ou de conservação florestal. Contudo, de acordo com a Digital Trends, desde de 2016, tem vindo a crescer o interesse nos veículos submarinos operados remotamente (ROV na sigla em inglês). Uma empresa que está na “crista da onda” dos ROV é a chinesa Youcan Robot, a qual lançou o BW Space Pro Zoom, um drone subaquático capaz de transmitir vídeo, em tempo-real, para o smartphone do seu utilizador.

Uma versão melhorada do BW Space, de 2018, o novo drone destaca-se pelas suas funcionalidades de captura de imagem, à semelhança do seu zoom ótico 6x e maior estabilização de imagem, os quais prometem uma qualidade mais profissional. Graças à combinação do sensor CMOS de 14 milímetros com luzes LED ajustáveis, o ROV é capaz de capturar fotografias de 12 megapixéis e vídeo com uma resolução 4k, mesmo que as condições de iluminação subaquáticas não sejam as melhores.

O seu design com quatro motores permite movimentos subaquáticos mais controlados, incluindo em ângulos de 45 graus, quer ao mergulhar, quer ao vir à tona. Além disso, a bateria de 9.600 amperes possibilita até um máximo de 5 horas em modo fotografia e de três horas em vídeo.

À semelhança do seu antecessor, o BW Space Pro Zoom consegue mergulhar até 100 metros de profundidade, sendo capaz de transmitir vídeo, em tempo-real, graças a um repetidor de sinal WiFi que flutua à superfície. O utilizador é capaz de controlar o ROV através de um controlo remoto ou do seu smartphone até uma distância de 500 metros.

Para os interessados em explorar os mistérios do mundo subaquático, o novo dispositivo ROV da Youcan Robot está já em pré-venda no website da marca por um preço de 1.699 dólares (ou 1.550 euros).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.