(Atualizada)

A NASA realizou hoje o primeiro voo experimental da IRVE-3 (Inflatable Reentry Vehicle Experiment), um novo tipo de nave espacial baseada numa tecnologia insuflável para proteção do calor, que permite criar naves de grandes dimensões e peso mais reduzido que o dos veículos interplanetários até agora criados, com capacidade para regressar à Terra após as missões.


"É ótimo ver que os resultados iniciais indicam que tivemos sucesso neste teste do projeto HIAD", afirmou James Reuther, Diretor delegado do Programa de Tecnologia Espacial da Nasa.


"Este voo de demonstração marca um grande avanço para o futuro espacial, demonstrando o valor destas tecnologias para servir como escudos de proteção contra o calor durante a entrada na atmosfera" - explicou Reuther.


Por sua vez, a Diretora do Centro de Investigação Langley da Nasa, Lesa Roe, lembrou que "uma equipa de engenheiros e técnicos da Nasa passou os últimos três anos a preparar este voo da IRVE-3", adiantando que o projeto prevê agora o lançamento de novos voos de teste, com escudos insufláveis ainda maiores.


Inserida no projeto Hypersonic Inflatable Aerodynamic Decelerator (HIAD), a IRVE-3 é uma nave que assume a forma de um cone gigante com tubos internos e um anel na base, para permitir o transporte de instrumentos científicos pesados, com grandes dimensões, em viagens para planetas com atmosfera.

O formato da nave e a utilização desta tecnologia insuflável ajuda a IRVE-3 a entrar na atmosfera dos planetas em maior segurança, sem danificar os instrumentos que leva a bordo, de modo a que possa depois regressar a Terra e ser usada noutras missões. De acordo com informações da NASA, a IRVE-3 poderá vir a ser utilizada em missões de transporte de carga, ou mesmo de tripulação.

O lançamento da IRVE-3, que estava previsto para as 11h45 de Portugal, podia ser acompnhado através da NASA TV.


Neste vídeo, a NASA apresenta a tecnologia na base da IRVE-3:





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação e declarações da NASA depois do lançamento do IRVE-3.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.