![NASA tem foguetões mas também quer balões de ar no espaço](/assets/img/blank.png)
A NASA lança foguetões, mas também lança balões de ar, como aquele que pôs a voar esta semana, a partir de Wanaka, na Nova Zelândia. Não se trata de um balão de ar tradicional, mas daquilo que a Agência Espacial norte-americana denomina de "balão de super-pressão".
A intenção é que este balão voe por, pelo menos, 100 dias, recolhendo informação a partir da camada mais alta da atmosfera, perto do limiar do espaço.
Ter balões que voem por longos períodos, numa altitude constante, possibilita à NASA obter dados sem os custos exorbitantes associados aos foguetões.
Com um volume de 532 mil metros cúbicos, o balão lançado a partir da Nova Zelândia ficará a uma altitude de 33,5 km do nível do mar. Transporta um telescópio de raios gama e um dispositivo com microfones que a NASA diz ter sido desenhado para gravar a atividade de campo de ondas acústicas na estratosfera.
Se o objetivo temporal for cumprido, o balão da NASA irá bater o recorde neste tipo de lançamentos, que até à data está nos 54 dias. Esta é o segundo lançamento a partir de Wanaka. O primeiro aconteceu a 27 de março de 2015, com um balão que voou durante 32 dias, 5 horas e 51 minutos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários