Enquanto que os buracos negros não conseguem emitir as suas próprias luzes, a matéria à sua volta e a ser sugada pode criar um autêntico espetáculo luminoso”, salienta a NASA, através do seu estúdio Goddard no Centro Espacial de Voo.

O estúdio reuniu uma coleção de visualizações de dados, ilustrações e até imagens captadas por telescópio de todo o ambiente em torno de buracos negros, que os entusiastas podem utilizar como wallpapers nos seus computadores ou smartphones, acessíveis no seu website.

Os utilizadores podem assim ter uma ideia de como estes fenómenos se comportam, com efeitos impressionantes gerados pela força gravitacional extrema dos buracos negros. Há mesmo a simulação de um sistema binário que mostra dois buracos a interagirem entre si, emitindo um streaming de cores pelo espaço.

Veja na galeria imagens dos buracos negros:

Salienta ainda um buraco negro localizado no centro da Via Láctea, pesando cerca de 4 milhões de vezes a massa do Sol. O centro da nossa galáxia é composto por outros objetos desde estrelas-anãs, nuvens de gás e outros elementos.

Só por si, as imagens partilhadas pela NASA são verdadeiramente impressionantes, salientando-se as suas “explosões” de cores, projetados pelo espaço, que valem a pena ver.

Em 2019, o Event Horizon Telescope registou a primeira imagem de um Buraco Negro, que até aqui a comunidade científica achava que era impossível de obter. A imagem que foi revelada resultou de uma colaboração que envolveu oito telescópios e uma equipa alargada de mais de 200 cientistas de 14 países, reunidos no Event Horizon Telescope que recorreu à tecnologia para combinar o poder dos vários equipamentos e criar um telescópio virtual tão grande como a própria Terra, e poderoso o suficiente para capturar dados suficientes do buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia.

A mesma equipa prepara-se para fazer um novo anúncio, no dia 12 de maio, sobre novas descobertas na Via Láctea, que pode ser mesmo novas fotografias do fenómeno.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.