A primeira fotografia de um buraco foi apresentada em abril e rapidamente surgiram memes na Internet da imagem não tão impressionante como muitas das ilustrações que nos habituámos a ver. E agora o telescópio por detrás dessa captação ganhou a categoria Física Fundamental por esse feito, daquele que é conhecido pelos "Óscares da Ciência", o Breakthrough Prize. O galardão atribuído tem um valor de três milhões de dólares, cerca de 2,72 milhões de euros.

Na prática, a imagem que foi revelada resulta de uma colaboração que envolveu oito telescópios e uma equipa alargada de mais de 200 cientistas de 14 países, reunidos no Event Horizon Telescope que recorreu à tecnologia para combinar o poder dos vários equipamentos e criar um telescópio virtual tão grande como a própria Terra, e que é poderoso o suficiente para capturar dados suficientes do buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia.

tek buraco negro apresentação

Financiado pela União Europeia, o telescópio assegurou uma descoberta relevante para a humanidade e que comprova a ideia de Einstein com a Teoria da Relatividade, como Carlos Moedas garantiu na altura.

Estudo português afirma que imagem do buraco negro não confirma com precisão teoria de Einstein
Estudo português afirma que imagem do buraco negro não confirma com precisão teoria de Einstein
Ver artigo

A imagem captada assemelha-se a um anel de fogo, porque a luz é captada para o buraco negro, que "é enorme" e tem um diâmetro de centenas de milhares de milhões de quilómetros, como explicou Heino Falcke, Chair do EHT Science Council, na apresentação pública. O que se vê é a luz que é produzida pelo plasma brilhante, e a sombra, que é na verdade o buraco negro.

A edição de 2020 do galardão atribuiu outros prémios na categoria de Matemática, com um valor total de 21,6 milhões de euros, juntamente com os três milhões entregues à equipa responsável pela fotografia do telescópio. Projetos e investigações sobre doenças neuro degenerativas e a gravidade foram outros de alguns vencedores deste ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.