Koppai significa cartas em japonês e foi exatamente a gênese da Nintendo, que hoje comemora 130 anos de vida. Apesar de ser conhecida pelas suas consolas, séries de videojogos e personagens icónicas como Super Mario, Luigi, Donkey Kong, Link e Zelda, foram as cartas hanafuda que levaram Fusajiro Yamauchi a abrir a empresa em 1889. Existem diversos tipos de cartas hanafuda, incluindo as que são utilizadas tradicionalmente em Portugal, para jogar à sueca ou à bisca.

Apesar de durante quase 60 anos as cartas serem o principal negócio da empresa nipónica, o neto do fundador, Hiroshi Yamauchi visitou os Estados Unidos em 1956 descobrindo que a maior empresa do sector tinha um escritório minúsculo, concluindo que este negócio não tinha muita margem de crescimento. Nesse sentido, mesmo adquirindo a licença da Disney para alargar o interesse no ocidente, a Nintendo decidiu começar a experimentar outras áreas de negócio, mudando o nome da empresa para Nintendo Co., Ltd.

A partir de 1963 e até 1974, a Nintendo fundou uma empresa de táxis, uma cadeia de hotéis românticos, uma rede de televisão, uma marca de arroz instantâneo, entre outros negócios. A empresa viria a conhecer um período muito negro após os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, com a quebra na procura de cartas.

Até que em 1966, um certo empregado chamado Gunpei Yokoi, responsável pela manutenção de máquinas, ter apresentando a Hiroshi Yamauchi uma invenção produzida durante as suas horas livres: a Ultra Hand. O brinquedo captou a atenção do dono da empresa, tornando-se um êxito comercial, motivando a empresa a criar um departamento de brinquedos, liderado pelo próprio Yokoi. A partir daí surgiram brinquedos como o Love Tester, uma Light Gun e outras tantas "engenhocas" até à chegada dos primeiros dispositivos eletrónicos.

Resumindo, Gunpei Yokoi revelou-se o génio que transformaria a Nintendo naquilo que conhecemos atualmente. Primeiro com a consola portátil Game & Watch, seguindo-se o Game Boy… até aos dias de hoje com a Switch Lite que acaba de chegar às lojas. Do lado do software, Gunpei Yokoi foi o mentor de Shigeru Miyamoto, que em 1981 teria como missão substituir o jogo Radar Scope das máquinas arcade. Surgiu assim Donkey Kong, aquele que apresentaria, quase por acaso, Mario ao mundo. É que inicialmente o plano era utilizar Popeye no lugar do canalizador, Brutus como o vilão invés de Donkey Kong e a Olívia Palito como a donzela em apuros que se tornou Pauline. Mas a licença com as conhecidas personagens (felizmente) não se iriam concretizar.

Seria o próprio Miyamoto que viria salvar a indústria dos videojogos do famoso crash de 1983, quando em 1985 lançou Super Mario Bros. na NES, a primeira consola doméstica da Nintendo. O resto, é história, e a Nintendo continua atualmente a “distribuir sorrisos” a cada nova consola que lança, sempre à procura de experiências disruptivas. É o caso do recém-anunciado Ring Fit Adventure, que o SAPO TEK teve oportunidade de experimentar em primeira mão na sede europeia da Nintendo, em Frankfurt

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.