A Nintendo partilhou um novo Direct dedicado a Super Mario Bros. Wonder, revelando as novas mecânicas, personagens e habilidades do novo jogo que vai chegar à Switch no dia 20 de outubro. E foi também confirmado que a nova aventura chega totalmente em português. Em antecipação ao jogo, a Nintendo revelou uma nova edição da consola para a versão OLED, a Mario Red Edition, nas lojas a 6 de outubro.

A consola apresenta um design inspirado no vermelho expressivo de Mario e alguns detalhes para os fãs, tal como a silhueta da famosa personagem num dos cantos e moedas douradas escondidas atrás do painel traseiro. Não é a primeira vez que a Nintendo lança uma consola alusiva a um grande lançamento, como por exemplo a edição de Super Mario 3D World + Bowser’s Fury ou recentemente o modelo dedicado a The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.

Veja na galeria imagens da consola

Relativamente ao jogo, a Nintendo avisa os fãs para “esperar o inesperado” das novidades presentes nos 15 minutos de apresentação. Wonder promete ser um jogo com diversas mecânicas, sendo o primeiro título da série 2D em quase 11 anos. A nova aventura tem lugar em Flower Kingdom, governado pelo príncipe Florian. Durante uma visita de Mario e amigos ao reino, Bowser aparece e funde-se com o castelo, aprisionando os seus habitantes. O grupo de Mario tem agora de se juntar ao príncipe para salvar o reino.

A Nintendo revelou que o Flower Kingdom é um novo cenário para a série Mario e consiste em sete mundos diferentes, incluindo seis ilhas em torno do hub principal a ilha Petal. As sequências mostradas mostram cenários como desertos e uma floresta repleta de cogumelos venenosos. O Pipe-rock Plateau tem um ambiente de montanhas repletas de canos e a Fluff-Puff Peaks inspira-se num cenário de inverno repleto de montanhas de neve e nuvens.

A estrutura do jogo vai manter a perspetiva 2D de scroll lateral, em que a personagem tem de alcançar a bandeira no final do nível. No entanto, em alguns dos mundos existem áreas abertas para explorar livremente, permitindo aos jogadores terem alguma liberdade na escolha dos níveis que vão jogar. E os níveis superados podem depois ser escolhidos no menu em forma de acesso rápido.

Durante a demonstração ficou também patente a interação das personagens com os elementos do cenário. Por exemplo, existem flores espalhadas pelos níveis que falam e até dão dicas de áreas secretas ou de como passar determinado puzzle. E caso as reguem estas recompensam com moedas.

Veja na galeria imagens de Super Mario Bros. Wonder

A Nintendo revelou ainda que o jogo suporta quatro jogadores em formato cooperativo na mesma consola e tem 12 personagens para controlar, incluindo os irmãos Mario e Luigi, as princesas Peach e Daisy, diversos Toads e a Toadette. Introduzido em New Super Mario Bros. U, a personagem Nabbit está de regresso. Trata-se de uma personagem para os jogadores mais jovens ou menos experientes, uma vez que é invencível contra os inimigos. Por fim, existem quatro versões coloridas de Yoshi para controlar, sendo mais fácil alcançar locais elevados.

Entre os inimigos há uma novidade, os Hoppycats, personagens que copiam as ações das personagens, como saltos, tornando-se um obstáculo mais complexo de ultrapassar. Mas existem outros inimigos, como as Melon Piranha Plants que cospem sementes e os condarts, aves que voam em direção à personagem e ficam coladas nas paredes, destruindo mesmo certos blocos. Estes serão certamente utilizados em alguns dos puzzles do cenário.

O grande interesse desde a sua revelação tem a ver com as habilidades, mais propriamente a capacidade das personagens se transformarem em elefante. As personagens ficam maiores e mais fortes nesta transformação. A habilidade de bolha permite criar plataformas ou prender alguns inimigos. Uma perfuradora permite atravessar certos obstáculos.

Mas a principal habilidade é mesmo aquela que dá nome ao jogo, a Wonder Flower, que transforma as personagens e os cenários em algo “inesperado” como disse a Nintendo. Ao usar a habilidade podem surgir exércitos de inimigos ou transformar o cenário em bolhas. Os canos podem começar a mover-se, o terreno inclinar-se, a perspetiva poderá mudar ou as personagens podem começar a flutuar no espaço. Tudo se comporta de forma estranha e será necessário encontrar a semente Wonder para reverter o nível para a normalidade.

O jogo introduz ainda um sistema de medalhas, que podem ser equipadas para alterar as habilidades das personagens ou a forma de jogar, como por exemplo, facilitar a subida de paredes. Sensores de itens ou a possibilidade de dar um salto adicional no ar são outras habilidades equipáveis.

Veja o vídeo

O suporte multijogador online foi, talvez, o aspeto mais curioso do novo jogo. Na mesma consola, quando jogado cooperativamente a quatro, quando as personagens morrem transformam-se num fantasma (nos jogos anteriores ficavam presos dentro de uma bolha) e podem ser revividos com o toque de um amigo. Mas jogado online não é possível ter quatro jogadores na mesma partida, os restantes jogadores assumem-se como sombras e podem na mesma tocar em personagens sem energia para as recuperar.

O sistema lembra um pouco Dark Souls, permitindo enviar itens ou cumprimentar, mantendo a presença de vários jogadores num formato mais subtil. Para complementar, pode-se colocar pontos no mapa que funcionam como checkpoints, revivendo os fantasmas quando tocam neles. Esta forma de ajudar outros jogadores é recompensada com um sistema de “karma”, mostrando a pontuação da ajuda a outros durante a aventura. O jogo vai ainda ter um modo competitivo, permitindo criar salas com amigos para corridas e outros formatos de mini-jogos.